Escolinha solidária de futebol forma atletas em União dos Palmares

A escolinha de futebol Azzurra Sport Club é um projeto social, que tem o objetivo de alcançar e dar oportunidades aos meninos que têm o sonho de se tornarem grandes atletas, incluindo aqueles que estão nas ruas.

Equipe do Azurra — © Assessoria

Equipe do Azurra — © Assessoria

A escolinha de futebol Azzurra Sport Club é um projeto social, que foi fundado em 2019, na cidade de União dos Palmares, pelo presidente do clube, o Marcos Antônio, com o objetivo de alcançar e dar oportunidades aos meninos que têm o sonho de se tornarem grandes atletas, incluindo aqueles que estão nas ruas.

O Azzurra é composto por crianças de 10 a 13 anos, e também pelo time de base, com adolescentes de 15 a 18 anos. Ao todo, 60 pessoas são beneficiadas pelo projeto, que vem trazendo esperança e motivação para a garotada no esporte.

O portal Br104 foi até o campo de futebol do Newton Pereira, onde acontece os treinos do clube, para mostrar de perto como funciona esse trabalho, e também para entrevistar o Marcos Antônio, a fim de que a população palmarina conheça mais sobre este projeto que tem transformado a vida de muitas crianças e adolescentes.

— Nós trabalhamos com sonhos em cima desses meninos, então nós somos idealizadores, tentando buscar e dar oportunidade a esses meninos no clube. Como vocês podem ver, a gente trabalha com a escolinha, a gente tem a escolinha do Azzurra, que são atletas de 10 a 13 anos, e também temos os garotos da base, que são os garotos de sub-15 ao sub-18 — explicou o fundador do projeto.

Segundo Marcos, o clube é federado pela Federação Alagoana de Futebol (FAF), filiado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e estará disputando em Abril o Campeonato Alagoano do sub-17, e em Maio disputará o sub-20 no mesmo campeonato.

Apesar de quase dois anos de existência, o clube já trouxe muitas oportunidades para os atletas do clube. Segundo o presidente do time, eles já treinaram atletas que passaram pelo Corinthians, Palmeiras, Santos, Atlético Goianiense, e até o CSA, do qual o Azzurra é parceiro: “O Azurra é um projeto do CSA, no interior de Alagoas, em União dos Palmares”.

Sobre os contratos firmados com o Azzurra, Marcos diz que eles encaminham os atletas para os clubes renomados, com uma maior estrutura, onde é feita uma parceria, e ele ainda acrescenta: “O Azzurra não requer e não quer fins lucrativos de clubes, a gente quer montar uma parceria, e deixar a porta aberta para que mais atletas venham ter mais oportunidades de se tornarem jogadores profissionais. Claro que no contrato, a gente tenta fechar uma parceria, quando lá na frente o jogador vingar, o Azzurra venha ter uma porcentagem, até para que seja investido no centro de treinamento. Então, essa é a finalidade do Azzura: revelar atletas, dar oportunidades.”

É importante destacar que esses contratos só são realizados mediante o desempenho do atleta em campo, bem como o desempenho dele na escola com os estudos, os quais são uma exigência do clube.

Questionado sobre o terreno do CT, o presidente afirmou que o Azzurra foi beneficiado com a doação de um terreno, cedido pelo prefeito do município, o Areski Freitas (Kil), para a criação do Centro de Treinamento, o qual ainda será construído, para trazer uma estrutura maior para os meninos, bem como mais suporte. O terreno se localiza na rua do Taquari, próximo a subestação da CEAL, e segundo Marcos, dá para fazer dois campos de CT e uma quadra de areia.

Além disso, os organizadores do Azurra pretendem criar uma sala médica e de musculação, uma vez que o clube já conta com um médico e um fisioterapeuta, e estão fechando uma parceira com um assistente social e um psicológo, além de estarem providenciando também uma nutricionista.

O presidente fez questão de agradecer aos apoiadores do projeto, incluindo os comerciantes, e ressalta que o espaço está aberto para mais patrocinadores, que estejam dispostos a abraçarem essa causa, e contribuírem para a realização do sonho desses meninos de se tornarem jogadores profissionais de futebol.

Assista o vídeo na íntegra.