Escolinha solidária de futebol forma atletas em União dos Palmares

A escolinha de futebol Azzurra Sport Club é um projeto social, que tem o objetivo de alcançar e dar oportunidades aos meninos que têm o sonho de se tornarem grandes atletas, incluindo aqueles que estão nas ruas.

Publicado em: 18/02/21 às 10:30 | Atualizado em 19/02/2021 09:01
Por Giovana Chavarria


Equipe do Azurra — © Assessoria
Equipe do Azurra — © Assessoria

A escolinha de futebol Azzurra Sport Club é um projeto social, que foi fundado em 2019, na cidade de União dos Palmares, pelo presidente do clube, o Marcos Antônio, com o objetivo de alcançar e dar oportunidades aos meninos que têm o sonho de se tornarem grandes atletas, incluindo aqueles que estão nas ruas.

O Azzurra é composto por crianças de 10 a 13 anos, e também pelo time de base, com adolescentes de 15 a 18 anos. Ao todo, 60 pessoas são beneficiadas pelo projeto, que vem trazendo esperança e motivação para a garotada no esporte.

O portal Br104 foi até o campo de futebol do Newton Pereira, onde acontece os treinos do clube, para mostrar de perto como funciona esse trabalho, e também para entrevistar o Marcos Antônio, a fim de que a população palmarina conheça mais sobre este projeto que tem transformado a vida de muitas crianças e adolescentes.

— Nós trabalhamos com sonhos em cima desses meninos, então nós somos idealizadores, tentando buscar e dar oportunidade a esses meninos no clube. Como vocês podem ver, a gente trabalha com a escolinha, a gente tem a escolinha do Azzurra, que são atletas de 10 a 13 anos, e também temos os garotos da base, que são os garotos de sub-15 ao sub-18 — explicou o fundador do projeto.

Segundo Marcos, o clube é federado pela Federação Alagoana de Futebol (FAF), filiado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e estará disputando em Abril o Campeonato Alagoano do sub-17, e em Maio disputará o sub-20 no mesmo campeonato.

Apesar de quase dois anos de existência, o clube já trouxe muitas oportunidades para os atletas do clube. Segundo o presidente do time, eles já treinaram atletas que passaram pelo Corinthians, Palmeiras, Santos, Atlético Goianiense, e até o CSA, do qual o Azzurra é parceiro: “O Azurra é um projeto do CSA, no interior de Alagoas, em União dos Palmares”.

Sobre os contratos firmados com o Azzurra, Marcos diz que eles encaminham os atletas para os clubes renomados, com uma maior estrutura, onde é feita uma parceria, e ele ainda acrescenta: “O Azzurra não requer e não quer fins lucrativos de clubes, a gente quer montar uma parceria, e deixar a porta aberta para que mais atletas venham ter mais oportunidades de se tornarem jogadores profissionais. Claro que no contrato, a gente tenta fechar uma parceria, quando lá na frente o jogador vingar, o Azzurra venha ter uma porcentagem, até para que seja investido no centro de treinamento. Então, essa é a finalidade do Azzura: revelar atletas, dar oportunidades.”

É importante destacar que esses contratos só são realizados mediante o desempenho do atleta em campo, bem como o desempenho dele na escola com os estudos, os quais são uma exigência do clube.

Questionado sobre o terreno do CT, o presidente afirmou que o Azzurra foi beneficiado com a doação de um terreno, cedido pelo prefeito do município, o Areski Freitas (Kil), para a criação do Centro de Treinamento, o qual ainda será construído, para trazer uma estrutura maior para os meninos, bem como mais suporte. O terreno se localiza na rua do Taquari, próximo a subestação da CEAL, e segundo Marcos, dá para fazer dois campos de CT e uma quadra de areia.

Além disso, os organizadores do Azurra pretendem criar uma sala médica e de musculação, uma vez que o clube já conta com um médico e um fisioterapeuta, e estão fechando uma parceira com um assistente social e um psicológo, além de estarem providenciando também uma nutricionista.

O presidente fez questão de agradecer aos apoiadores do projeto, incluindo os comerciantes, e ressalta que o espaço está aberto para mais patrocinadores, que estejam dispostos a abraçarem essa causa, e contribuírem para a realização do sonho desses meninos de se tornarem jogadores profissionais de futebol.

Assista o vídeo na íntegra.


JHC anuncia cadastro de vacinação para idosos acamados em Maceió

O prefeito de Maceió também anunciou um novo ponto de vacinação na capital.

Há 26 minutos atrás | Redação

Criança que pilotava moto se envolve em acidente em Santana do Mundaú

A vítima, de 12 anos, trafegava pela AL-205, quando perdeu o controle da direção após passar sobre uma lombada, sofrendo a queda logo em seguida.

Há 36 minutos atrás | Gustavo Lopes | BR104

Fernando Holiday pede fim de homenagens a Zumbi dos Palmares em SP

Para Holiday, Zumbi dos Palmares é uma figura considerada "controversa", com poucos registros documentais. E, portanto, não deveria ter tanto destaque.

Há 1 hora atrás | Redação

Jovem de 22 anos é morto a facadas após discussão por causa de manga

A vítima, Maciel Rony de França, morreu antes mesmo de receber o socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Há 2 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

CSA goleia o Jaciobá por 4 a 1 e assume liderança do Alagoano

Agora, o clube se prepara para o confronto contra o Treze, pela Copa do Nordeste, no próximo domingo (28/02).

Há 2 horas atrás | Redação | BR104

Flamengo perde para o São Paulo, mas leva taça do Brasileiro

O clube carioca contou com o tropeço do Inter, e garantiu a taça de campeão do Campeonato Brasileiro 2020.

Há 3 horas atrás | Redação | BR104

Suspeito foge e PM apreende drogas em casa no “Robertão”, em União

No local, foram encontrados 631 gramas de maconha, 30 gramas de cocaína e duas balanças de precisão.

Há 4 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Homem é acusado de vender linguiça e carne de cavalo no interior de Alagoas

De acordo com o delegado Arthur César, titular da Delegacia Distrital de Teotônio Vilela, o caso ainda segue sob investigação.

Há 19 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104

Sem jogar na estreia do Alagoano, CRB encara o ASA no Rei Pelé

A partida está prevista para acontecer no próximo sábado (27/02), às 17 horas, no Trapichão.

Há 20 horas atrás | Redação | BR104

Adolescente é apreendido por morte de padrasto em União dos Palmares

O crime aconteceu no dia 6 de dezembro de 2020, na Fazenda Piroas, localizada na zona rural do município.

Há 21 horas atrás | Gustavo Lopes | BR104