Faltosos do Enade precisam justificar ausência para concluir o curso superior

O período para a solicitação de dispensa da prova é de 2 de janeiro de 2020 a 5 de fevereiro, e deve ser feita ao coordenador de curso da instituição

Faltosos do Enade precisam justificar ausência — © Ilustração

Faltosos do Enade precisam justificar ausência — © Ilustração

Educação — Os estudantes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 que não compareceram à prova no último domingo (24), precisam justificar a ausência. Isso será indispensável para regularizar a situação junto ao exame e poder concluir o curso superior.

O período para a solicitação de dispensa da prova é de 2 de janeiro de 2020 a 5 de fevereiro, e deve ser feita ao coordenador de curso da instituição. A prova e o preenchimento do questionário são componentes curriculares obrigatórios para que o estudante obtenha o diploma da graduação.

As provas foram aplicadas em 1.063 municípios e contou com a presença de 390 mil estudantes, 89,6% dos inscritos. Nesta edição, aproximadamente 9 mil cursos de 29 graduações ofertadas por 1.953 instituições de educação superior serão avaliados.

Na última avaliação, em 2018, a média geral das notas dos estudantes da maior parte dos cursos avaliados foi menor que 50 pontos, em uma escala que vai até 100.

Critérios para solicitação de dispensa:

Ausência por motivo pessoal do estudante – A solicitação de dispensa tem que ser solicitada pelo estudante exclusivamente pelo Sistema Enade. Somente alunos que responderam ao questionário vão conseguir regularizar a situação com esse procedimento.

+ 435 mil estudantes do ensino superior farão o Enade no próximo domingo (24)

A dispensa será concedida em casos de:

A dispensa da prova também pode acontecer por iniciativa das instituições de ensino superior, por compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade, como atividade curricular e intercâmbio acadêmico. Nesse caso, pelo Sistema Enade, a instituição deve apresentar declaração ou documento que comprove a participação do estudante na atividade. Também nesses casos o estudante terá garantida a regularidade apenas se tiver preenchido o questionário.

O estudante também será dispensado quando não tiver sido inscrito no período previsto ou sido informado sobre sua inscrição no Enade, além de outras situações que inviabilizem integralmente a participação do aluno, por ato ou omissão da instituição de ensino. Nesse caso, a regularização ocorrerá mediante registro no Sistema Enade, por ação direta e exclusiva do coordenador de curso.

*com informações de Agências