
Educação — No próximo domingo (24), cerca de 435 mil estudantes do ensino superior farão as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. As provas serão aplicadas em 1.063 municípios.
O local de prova de cada participante está disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser acessado no Sistema Enade. A prova conta com 10 questões de formação geral e 30 questões relacionadas à área de formação, sendo divididas em itens discursivos e de múltipla escolha.
Este ano, participam do Enade calouros e formandos das áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins; Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; e os cursos de tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e de Segurança.
De acordo com o presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, ‘um bom desempenho no Enade pode trazer benefícios na hora de conseguir um emprego’, uma vez que o exame avalia a em que o estudante se formou.
Vale lembrar que o estudante precisa fazer o exame para colar grau e receber o diploma, mas não existe a obrigação de uma nota mínima para que ele seja aprovado. Por esse motivo, alguns estudantes acabam não se dedicando ao exame como deveriam, diz o Inep.
Na última avaliação, em 2018, a média geral das notas dos estudantes da maior parte dos cursos avaliados foi menor que 50 pontos, em uma escala que vai até 100.