Meu Bolsa Família foi bloqueado, e agora?

O BR104 conversou com o coordenador do Bolsa Família de União dos Palmares, Marcos Jonas, que explicou como proceder nesse caso

Atualização cadastral é fundamental para evitar o bloqueio ou cancelamento do benefício — © Ilustração

Atualização cadastral é fundamental para evitar o bloqueio ou cancelamento do benefício — © Ilustração

Economia — Muitos dos beneficiários acabam tendo algum tipo de problema com o recebimento do Bolsa Família e, na maioria dos casos, chegam a ter o beneficio bloqueado ou cancelado. Dois dos principais motivos para o cancelamento, é o valor da renda acima do permitido e a ausência de atualização cadastral.

Ao BR104, o coordenador do Bolsa Família de União dos Palmares, Marcos Jonas, explicou que existem situações diferentes para cada caso. Um deles é o não cumprimento da constitucionalidade, seja pelo não acompanhamento à saúde ou pela falta de frequência escolar, ou até mesmo a falta de atualização cadastral.

Quando o auxílio financeiro é bloqueado, o responsável familiar deve procurar o setor do Cadastro Único do município. Já em caso de cancelamento do cartão, o beneficiário deve se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal para que um novo cartão seja confeccionado.

No caso de bloqueio – a depender do motivo, o coordenador ressaltou que o beneficiário tem que se dirigir à sede do Bolsa Família e regularizar a situação. “Nesse caso, após a correção nos dados cadastrados, a família volta a receber o recuso normalmente”, disse.

Já o motivo do cancelamento acontece durante a averiguação cadastral. “Por exemplo, seria o caso da pessoa conseguir um trabalho de carteira assinada e não informar”, explicou. Caso o responsável ‘caia’ nessa averiguação, ele fica suspenso por dois anos e impossibilitado de receber o beneficio.

+ 6 cuidados para não perder o benefício do Bolsa Família

Para que isso não ocorra, o beneficiário deve se desligar de forma espontânea. “Se a pessoa informar ao programa que conseguiu um trabalho e no futuro ficar desempregada, basta procurar a sede do Cadastro Único que ela voltará a receber o benefício novamente”, acrescentou.

Vale lembrar que a atualização cadastral serve para renovação de informações como endereço, escola dos filhos ou dependentes, renda por pessoa da família, além da inclusão de novos membros do núcleo familiar. Ela deve ser feita há cada dois anos.