publicidade
publicidade
Geral

6 cuidados para não perder o benefício do Bolsa Família

Por inconsistências, cerca de mais de 11 mil benefícios foram cancelados em todo o estado

Publicado: | Atualizado em 18/12/2018 15:08


Por inconsistências, cerca de mais de 11 mil benefícios foram cancelados em todo o estado (Crédito: Divulgação)
Por inconsistências, cerca de mais de 11 mil benefícios foram cancelados em todo o estado (Crédito: Divulgação)

Geral – Muitas famílias de baixa renda que recebem ajuda financeira do programa Bolsa Família, acabaram perdendo o benefício no último pente-fino realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU). Dois dos principais motivos para o cancelamento, é o valor da renda acima do permitido e a atualização cadastral.

De acordo com dados divulgados pela CGU, no último pente-fino realizado em Alagoas, cerca de mais de 11 mil benefícios foram cancelados. União dos Palmares aparece com 277 cancelamentos, seguido por São José da Laje, com 132, e Murici, com 102. Já o município de Ibateguara, aparece com 73, seguido de Branquinha, com 48 cancelamentos.

+ Prefeitura de Murici comprou mais de R$128 mil reais em pneus

O objetivo do pente-fino foi identificar os benefícios que estavam sendo pagos de forma irregular, além de avaliar as providências adotadas pelo CadÚnico com relação a essas inconsistências.

Veja algumas dicas para não perder seu benefício:

1 – Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), caso o titular do benefício não saque o dinheiro no prazo máximo de 90 dias, ou não haja movimentação da conta por um período de seis meses, o órgão pode realizar o cancelamento automaticamente, por entender que a família não precisa mais da assistência financeira.

2 –  No pente-fino, o cruzamento de dados permitiu descobrir quais as famílias que recebem acima da renda declarada no momento do cadastro (ou atualização cadastral) e continuam inscritas no programa social. É necessário que todos os dados informados durante a inscrição sejam verdadeiros.

3- Para as famílias que recebem o benefício, é necessário que a atualização cadastral seja feita há cada dois anos. A atualização cadastral serve para renovação de informações como endereço, escola dos filhos ou dependentes, renda por pessoa da família, além da inclusão de novos membros do núcleo familiar.

Nesse caso, o beneficiário pode olhar o extrato do Bolsa Família. Nele o usuário é informado sobre a atualização cadastral. Se a atualização não for realizada no prazo, o auxílio financeiro pode ficar retido, não cancelado, mas não pode sacar até regularizar.

4 – Famílias tem sido alvos do pente-fino injustamente por incluir informações incorretas durante o cadastro. Por esse motivo, é de extrema importância verificar se as informações cadastradas no CadÚnico estão corretas. Mudanças na condição familiar, como por exemplo troca de escola, também precisam ser informadas.

5 – Outro compromisso do beneficiário do programa é a visita da criança ao posto de saúde, bem como a atualização da caderneta de vacinação.  Levar as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas, pesar, medir, avaliar o crescimento e o desenvolvimento é um dos principais compromissos dos beneficiários do programa.

6 – Por fim, outra dica para não ter o benefício bloqueado ou cancelado, é os pais ficarem atentos às presenças escolares das crianças entre 6 e 17 anos.

veja também

Drª Fátima Santiago | © Reprodução
Geral
Ginecologista e ex-vereadora Fátima Santiago é pré-candidata a deputada federal

A médica ginecologista atende em vários municípios do interior de Alagoas, inclusive em União dos Palmares e Branquinha.


Testemunhas de Jeová | © Reprodução
Geral
Congresso mundial online reunirá milhões de pessoas para falar sobre “paz”

O congresso mundial das Testemunhas de Jeová 2022, com o tema "Busque a Paz", vai dar a reposta para os desafios encontrados nos últimos dias.


Motorista tentando atropelar gari | © Reprodução
Geral
Motorista tenta atropelar garis após se envolver em acidente

O condutor do veículo Astra não se conteve e saiu do carro agredindo verbalmente os trabalhadores.


Ex-ator Cabeção ameaça pai de morte | © Reprodução
Geral
Em vídeo, ex-ator “Cabeção” ameaça pai de morte com um bastão

O vídeo foi removido das redes sociais do ator, mas chegou a viralizar nesta segunda-feira (6/06).


Dinheiro apreendido pela Polícia Civil | © Reprodução
Polícia
PC prende 6 pessoas acusadas de aplicar golpes no WhatsApp em Goiás

A polícia capturou um dos suspeitos em via pública apenas de cueca. Ele tentou fugir por uma das janelas da residência onde mora.