Geral

6 cuidados para não perder o benefício do Bolsa Família

Por inconsistências, cerca de mais de 11 mil benefícios foram cancelados em todo o estado

Publicado: | Atualizado em 18/12/2018 15:08


Por inconsistências, cerca de mais de 11 mil benefícios foram cancelados em todo o estado (Crédito: Divulgação)
Por inconsistências, cerca de mais de 11 mil benefícios foram cancelados em todo o estado (Crédito: Divulgação)

Geral – Muitas famílias de baixa renda que recebem ajuda financeira do programa Bolsa Família, acabaram perdendo o benefício no último pente-fino realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU). Dois dos principais motivos para o cancelamento, é o valor da renda acima do permitido e a atualização cadastral.

De acordo com dados divulgados pela CGU, no último pente-fino realizado em Alagoas, cerca de mais de 11 mil benefícios foram cancelados. União dos Palmares aparece com 277 cancelamentos, seguido por São José da Laje, com 132, e Murici, com 102. Já o município de Ibateguara, aparece com 73, seguido de Branquinha, com 48 cancelamentos.

+ Prefeitura de Murici comprou mais de R$128 mil reais em pneus

O objetivo do pente-fino foi identificar os benefícios que estavam sendo pagos de forma irregular, além de avaliar as providências adotadas pelo CadÚnico com relação a essas inconsistências.

Veja algumas dicas para não perder seu benefício:

1 – Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), caso o titular do benefício não saque o dinheiro no prazo máximo de 90 dias, ou não haja movimentação da conta por um período de seis meses, o órgão pode realizar o cancelamento automaticamente, por entender que a família não precisa mais da assistência financeira.

2 –  No pente-fino, o cruzamento de dados permitiu descobrir quais as famílias que recebem acima da renda declarada no momento do cadastro (ou atualização cadastral) e continuam inscritas no programa social. É necessário que todos os dados informados durante a inscrição sejam verdadeiros.

3- Para as famílias que recebem o benefício, é necessário que a atualização cadastral seja feita há cada dois anos. A atualização cadastral serve para renovação de informações como endereço, escola dos filhos ou dependentes, renda por pessoa da família, além da inclusão de novos membros do núcleo familiar.

Nesse caso, o beneficiário pode olhar o extrato do Bolsa Família. Nele o usuário é informado sobre a atualização cadastral. Se a atualização não for realizada no prazo, o auxílio financeiro pode ficar retido, não cancelado, mas não pode sacar até regularizar.

4 – Famílias tem sido alvos do pente-fino injustamente por incluir informações incorretas durante o cadastro. Por esse motivo, é de extrema importância verificar se as informações cadastradas no CadÚnico estão corretas. Mudanças na condição familiar, como por exemplo troca de escola, também precisam ser informadas.

5 – Outro compromisso do beneficiário do programa é a visita da criança ao posto de saúde, bem como a atualização da caderneta de vacinação.  Levar as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas, pesar, medir, avaliar o crescimento e o desenvolvimento é um dos principais compromissos dos beneficiários do programa.

6 – Por fim, outra dica para não ter o benefício bloqueado ou cancelado, é os pais ficarem atentos às presenças escolares das crianças entre 6 e 17 anos.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

A primeira via da Identidade permanece gratuita | © Ascom/Perícia Oficial
Geral
Leia isso antes de emitir sua Carteira de Identidade

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas destaca a importância dessa exigência


Divulgação
Geral
Testemunhas de Jeová iniciam campanha para convidar a comunidade para eventos especiais

Moradores de Maceió, AL e região são convidados para dois eventos especiais em março.


Marcelinho Carioca | © Reprodução
Geral
Polícia Civil solicita prisão preventiva de quadrilha suspeita no caso de sequestro de Marcelinho Carioca

A investigação sugere que eles façam parte de uma quadrilha especializada em sequestros, com a prática de forçar as vítimas a realizar transferências por meio do sistema Pix.


Matérias destaques na semana | © Reprodução
Geral
Você viu? Confira as matérias que foram destaques na semana no BR104

Separamos um combo das matérias mais lidas da semana para os nossos leitores.


Carro foi queimado em via pública | © Reprodução
Geral
Mulher descobre caso amoroso entre seu pai e marido e expõe situação nas redes sociais

A filha, ao descobrir a traição, compartilhou vídeos íntimos do pai e do marido em um motel da cidade.