Geral

6 cuidados para não perder o benefício do Bolsa Família

Por inconsistências, cerca de mais de 11 mil benefícios foram cancelados em todo o estado

Publicado: | Atualizado em 18/12/2018 15:08


Por inconsistências, cerca de mais de 11 mil benefícios foram cancelados em todo o estado (Crédito: Divulgação)
Por inconsistências, cerca de mais de 11 mil benefícios foram cancelados em todo o estado (Crédito: Divulgação)

Geral – Muitas famílias de baixa renda que recebem ajuda financeira do programa Bolsa Família, acabaram perdendo o benefício no último pente-fino realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU). Dois dos principais motivos para o cancelamento, é o valor da renda acima do permitido e a atualização cadastral.

De acordo com dados divulgados pela CGU, no último pente-fino realizado em Alagoas, cerca de mais de 11 mil benefícios foram cancelados. União dos Palmares aparece com 277 cancelamentos, seguido por São José da Laje, com 132, e Murici, com 102. Já o município de Ibateguara, aparece com 73, seguido de Branquinha, com 48 cancelamentos.

+ Prefeitura de Murici comprou mais de R$128 mil reais em pneus

O objetivo do pente-fino foi identificar os benefícios que estavam sendo pagos de forma irregular, além de avaliar as providências adotadas pelo CadÚnico com relação a essas inconsistências.

Veja algumas dicas para não perder seu benefício:

1 – Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), caso o titular do benefício não saque o dinheiro no prazo máximo de 90 dias, ou não haja movimentação da conta por um período de seis meses, o órgão pode realizar o cancelamento automaticamente, por entender que a família não precisa mais da assistência financeira.

2 –  No pente-fino, o cruzamento de dados permitiu descobrir quais as famílias que recebem acima da renda declarada no momento do cadastro (ou atualização cadastral) e continuam inscritas no programa social. É necessário que todos os dados informados durante a inscrição sejam verdadeiros.

3- Para as famílias que recebem o benefício, é necessário que a atualização cadastral seja feita há cada dois anos. A atualização cadastral serve para renovação de informações como endereço, escola dos filhos ou dependentes, renda por pessoa da família, além da inclusão de novos membros do núcleo familiar.

Nesse caso, o beneficiário pode olhar o extrato do Bolsa Família. Nele o usuário é informado sobre a atualização cadastral. Se a atualização não for realizada no prazo, o auxílio financeiro pode ficar retido, não cancelado, mas não pode sacar até regularizar.

4 – Famílias tem sido alvos do pente-fino injustamente por incluir informações incorretas durante o cadastro. Por esse motivo, é de extrema importância verificar se as informações cadastradas no CadÚnico estão corretas. Mudanças na condição familiar, como por exemplo troca de escola, também precisam ser informadas.

5 – Outro compromisso do beneficiário do programa é a visita da criança ao posto de saúde, bem como a atualização da caderneta de vacinação.  Levar as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas, pesar, medir, avaliar o crescimento e o desenvolvimento é um dos principais compromissos dos beneficiários do programa.

6 – Por fim, outra dica para não ter o benefício bloqueado ou cancelado, é os pais ficarem atentos às presenças escolares das crianças entre 6 e 17 anos.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Casal brigando | @ Imagem ilustrativa
Geral
Casamento em crise tem solução?

Na semana de 3 a 9 de junho, pessoas em todo o mundo se reunirão para considerar dicas práticas sobre como recuperar a alegria no lar.


A primeira via da Identidade permanece gratuita | © Ascom/Perícia Oficial
Geral
Leia isso antes de emitir sua Carteira de Identidade

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas destaca a importância dessa exigência


Divulgação
Geral
Testemunhas de Jeová iniciam campanha para convidar a comunidade para eventos especiais

Moradores de Maceió, AL e região são convidados para dois eventos especiais em março.


Marcelinho Carioca | © Reprodução
Geral
Polícia Civil solicita prisão preventiva de quadrilha suspeita no caso de sequestro de Marcelinho Carioca

A investigação sugere que eles façam parte de uma quadrilha especializada em sequestros, com a prática de forçar as vítimas a realizar transferências por meio do sistema Pix.


Matérias destaques na semana | © Reprodução
Geral
Você viu? Confira as matérias que foram destaques na semana no BR104

Separamos um combo das matérias mais lidas da semana para os nossos leitores.