Serra da Barriga será comandada por Sérgio Camargo

O presidente da Fundação Cultural Palmares irá chefiar o comitê que irá administrar o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo - @reprodução

Presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo - @reprodução

O presidente Jair Bolsonaro criou um comitê que passará a administrar a Serra da Barriga, em União dos Palmares, interior de Alagoas, onde fica localizado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

De acordo com o decreto de Bolsonaro, publicado no Diário Oficial da União (DOU) e assinado pelo presidente da república e pelo ministro do Turismo, Gilson Machado, o comitê será chefiado pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo.

Desde a publicação do decreto, grupos culturais e o movimento negro tem se posicionado contra a criação desse comitê, sobretudo com a escolha de Camargo para comandá-lo, pelo fato de que em várias ocasiões o presidente da Fundação protagonizou ataques contra Zumbi dos Palmares, o personagem principal da história da Serra da Barriga.

Sérgio Camargo chegou a ser gravado durante uma reunião na Palmares, dizendo que Zumbi era um “filho da puta que escravizava pretos”.

“Não tenho que admirar Zumbi dos Palmares, que pra mim era um filho da puta que escravizava pretos. Não tenho que apoiar Dia da Consciência Negra. Aqui não vai ter, zero – aqui vai ser zero pra [Dia da] Consciência Negra. Quando eu cheguei aqui, tinha eventos até no Amapá, tinha show de pagode com dinheiro da Consciência Negra. Aí, tem que mandar um cara lá, pra viajar, se hospedar, pra fiscalizar… Que palhaçada é essa?”, disse ele.

 

O comitê

De acordo com o decreto, o comitê deverá ajudar a Fundação Cultural Palmares a:

O comitê será formado por:

São eles: