Mestra Irinéia é homenageada com a Comenda Lêdo Ivo

Natural de União dos Palmares, ela carrega em sua arte a rica tradição do povoado quilombola Muquém, onde nasceu e reside até hoje

Dona Irineia sendo homenageada

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) homenageou, na última segunda-feira, 28, às artistas; Mestra Vânia, Mestra Irinéia e Dona Morena Teixeira, com a Comenda Lêdo Ivo, reconhecendo suas significativas contribuições à cultura do estado. A honraria, proposta pela deputada Fátima Canuto (MDB) e aprovada por unanimidade, é destinada a personalidades que se destacam no âmbito artístico e cultural. “Estas mulheres, com suas trajetórias inspiradoras, são, sem dúvida, merecedoras desta distinção”, afirmou a deputada.

Uma das homenageadas, Irinéia Rosa Nunes da Silva, mais conhecida como Mestra Irinéia, é um expoente da cerâmica popular brasileira. Natural de União dos Palmares, ela carrega em sua arte a rica tradição do povoado quilombola Muquém, onde nasceu e reside até hoje. Reconhecida como Mestra artesã do Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2005, Mestra Irinéia começou auxiliando sua mãe na confecção de panelas de barro. Ao longo do tempo, sua arte evoluiu para criações simbólicas que refletem a história e resistência dos moradores da sua comunidade e do histórico Quilombo dos Palmares.

Ao detalhar a trajetória de cada uma das homenageadas, a deputada Fátima Canuto destacou a maestria de Mestra Vânia em fibra e papietagem, bem como a importância de Dona Morena Teixeira, a centenária bonequeira da Ilha do Ferro e contadora de histórias.

Visivelmente emocionada, Mestra Irinéia agradeceu a homenagem: “Este reconhecimento valoriza todo o meu esforço e dedicação. A arte transformou minha vida, e sou grata à deputada Fátima Canuto por esse gesto de reconhecimento ao nosso trabalho”.