Alerta! Novo golpe do auxílio emergencial induz a devolução do dinheiro

Criminosos estão enviando SMS para os beneficiários, se passando pela Caixa Econômica Federal.

Calendário do Auxílio Emergencial

Calendário da primeira parcela do Auxílio Emergencial

Desde o início de outubro, o Ministério da Cidadania está enviando mensagens para o celular de milhares de beneficiários do Auxílio Emergencial, pedindo que devolvam os valores recebidos indevidamente. Até o momento, cerca de 627 mil pessoas terão de devolver o dinheiro que receberam, porque o Ministério entendeu que elas não se enquadram nos critérios para receber o auxílio do governo.

Com isso, criminosos viram uma janela de oportunidade para aplicarem golpes através de mensagens de texto, se passando pela Caixa Econômica Federal, pela Dataprev e até pelo próprio Ministério da Cidadania.

Eles enviam um SMS para o celular da vítima e pedem que ela responda a mensagem com dados importantes, como nome, CPF e o NIS, sob a promessa de que precisam verificar o cadastro para evitar que o beneficiário tenha de devolver os valores já recebidos.

Veja um exemplo de como é a mensagem correta, enviada pelo Ministério da Cidadania:

“O CPF ***.456.789-** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae.”

A mensagem muda para quem é beneficiário do Bolsa Família, mas recebeu o auxílio emergencial de forma irregular. Veja:

“O NIS ***456789** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”.

Fique atento e evite cair em golpes.