Solidariedade em meio às enchentes: Campanha arrecada donativos para vítimas das chuvas

Diversos órgãos públicos, grupos, entidades, ONGs, shoppings e outros estão se mobilizando para prestar auxílio às famílias afetadas.

Vítima da enchente – Foto: Reprodução

Vítima da enchente – Foto: Reprodução

A região de Alagoas está enfrentando uma grave situação devido às fortes chuvas que assolaram o estado nos últimos dias. Mais de 25 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas, e infelizmente, uma pessoa perdeu a vida devido a essa tragédia. Diante da situação, diversos órgãos públicos, grupos, entidades, ONGs, shoppings e outros estão se mobilizando para prestar auxílio às famílias afetadas pelas enchentes.

Uma das iniciativas em destaque é a campanha SOS Chuva, promovida pelo Ministério Público de Alagoas (MP/AL). Todas as unidades do órgão funcionam como pontos de arrecadação, visando coletar roupas, alimentos e produtos de higiene pessoal. O objetivo é suprir as necessidades básicas das vítimas das chuvas que estão desabrigadas ou desalojadas em todo o estado. O MP/AL está empenhado em fornecer o apoio necessário nesse momento difícil.

Na capital Maceió, os pontos de arrecadação estão localizados em três endereços: Ministério Público de Alagoas na Rua Dr. Pedro Jorge, Rua Jorge de Melo e Silva, 79 – Poço; Prédio das Promotorias de Justiça da Capital na Avenida Juca Sampaio, 3.362 – Barro Duro; e CAOP na Avenida Fernandes Lima, 1018 – Farol. No interior do estado, as doações devem ser encaminhadas para os prédios onde o Ministério Público tem sede própria ou para as promotorias de Justiça, localizadas nos respectivos Fóruns.

Além disso, a Arquidiocese de Maceió, por intermédio do Arcebispo Dom Antônio Muniz, também iniciou uma campanha de arrecadação em prol dos desabrigados e desalojados pelas chuvas. Dom Muniz convocou os fiéis da Arquidiocese de Maceió a fazerem doações conforme suas possibilidades e com generosidade, tendo em vista o elevado número de pessoas afetadas pelas enchentes.

O ponto de arrecadação está localizado na Igreja São Gonçalo, no bairro do Farol. Além disso, a arquidiocese disponibilizou a chave pix 12155388000189 para doações em dinheiro.

Outra instituição engajada nessa causa é o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que iniciou uma campanha chamada “Ajudando pessoas, acalorando corações” no mês passado. O objetivo é arrecadar agasalhos, cobertores e lonas para amenizar o sofrimento das vítimas. Os pontos de coleta estão na sede do TJ/AL, localizada no Centro, e no Fórum de Maceió.

O Maceió Shopping, localizado em Mangabeiras, também está participando da mobilização para auxiliar as vítimas das enchentes. O shopping está recebendo doações de alimentos, roupas, água mineral e produtos de higiene pessoal.

Tudo que for arrecadado será repassado à Defesa Civil Estadual, que será responsável por distribuir os itens às famílias necessitadas. As doações podem ser entregues no piso 1 do shopping, ao lado do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), próximo ao Rei do Mate, durante o horário de funcionamento do estabelecimento.