Chuvas em Alagoas

Solidariedade em meio às enchentes: Campanha arrecada donativos para vítimas das chuvas

Diversos órgãos públicos, grupos, entidades, ONGs, shoppings e outros estão se mobilizando para prestar auxílio às famílias afetadas.

Publicado: | Atualizado em 11/07/2023 14:54


Vítima da enchente – Foto: Reprodução
Vítima da enchente – Foto: Reprodução

A região de Alagoas está enfrentando uma grave situação devido às fortes chuvas que assolaram o estado nos últimos dias. Mais de 25 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas, e infelizmente, uma pessoa perdeu a vida devido a essa tragédia. Diante da situação, diversos órgãos públicos, grupos, entidades, ONGs, shoppings e outros estão se mobilizando para prestar auxílio às famílias afetadas pelas enchentes.

Uma das iniciativas em destaque é a campanha SOS Chuva, promovida pelo Ministério Público de Alagoas (MP/AL). Todas as unidades do órgão funcionam como pontos de arrecadação, visando coletar roupas, alimentos e produtos de higiene pessoal. O objetivo é suprir as necessidades básicas das vítimas das chuvas que estão desabrigadas ou desalojadas em todo o estado. O MP/AL está empenhado em fornecer o apoio necessário nesse momento difícil.

Na capital Maceió, os pontos de arrecadação estão localizados em três endereços: Ministério Público de Alagoas na Rua Dr. Pedro Jorge, Rua Jorge de Melo e Silva, 79 – Poço; Prédio das Promotorias de Justiça da Capital na Avenida Juca Sampaio, 3.362 – Barro Duro; e CAOP na Avenida Fernandes Lima, 1018 – Farol. No interior do estado, as doações devem ser encaminhadas para os prédios onde o Ministério Público tem sede própria ou para as promotorias de Justiça, localizadas nos respectivos Fóruns.

Além disso, a Arquidiocese de Maceió, por intermédio do Arcebispo Dom Antônio Muniz, também iniciou uma campanha de arrecadação em prol dos desabrigados e desalojados pelas chuvas. Dom Muniz convocou os fiéis da Arquidiocese de Maceió a fazerem doações conforme suas possibilidades e com generosidade, tendo em vista o elevado número de pessoas afetadas pelas enchentes.

O ponto de arrecadação está localizado na Igreja São Gonçalo, no bairro do Farol. Além disso, a arquidiocese disponibilizou a chave pix 12155388000189 para doações em dinheiro.

Outra instituição engajada nessa causa é o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que iniciou uma campanha chamada “Ajudando pessoas, acalorando corações” no mês passado. O objetivo é arrecadar agasalhos, cobertores e lonas para amenizar o sofrimento das vítimas. Os pontos de coleta estão na sede do TJ/AL, localizada no Centro, e no Fórum de Maceió.

O Maceió Shopping, localizado em Mangabeiras, também está participando da mobilização para auxiliar as vítimas das enchentes. O shopping está recebendo doações de alimentos, roupas, água mineral e produtos de higiene pessoal.

Tudo que for arrecadado será repassado à Defesa Civil Estadual, que será responsável por distribuir os itens às famílias necessitadas. As doações podem ser entregues no piso 1 do shopping, ao lado do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), próximo ao Rei do Mate, durante o horário de funcionamento do estabelecimento.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas na capital neste final de semana
Chuvas em Alagoas
Governo Federal reconhece situação crítica em três novas cidades de Alagoas

As cidades de Jequiá da Praia, Porto Calvo e Santa Luzia do Norte foram castigadas por fortes chuvas, resultando em danos materiais e impactos na vida da população local.


Rio Mundaú – Foto: Izael Nascimento
Alagoas
Governo de Alagoas repassa R$ 1,2 milhão para municípios afetados pelas chuvas em Alagoas

O repasse foi anunciado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), União dos Palmares esta entre os municípios beneficiados neste primeiro momento.


Polícia Rodoviária Federal | © Foto: Reprodução/Redes Sociais
Alagoas
Atualização: PRF atualiza lista de trechos interditados em BRs de Alagoas

Os locais afetados estão localizados nas BRs 101, 316 e 416.


Primeira-dama, Renata Freitas, representante da Defesa Civil Nacional, André Martins e prefeito de Branquinha Neno Freitas – Foto: Ascom/Prefeitura de Branquinha
Branquinha
Enchente: Prefeito de Branquinha vistoria áreas afetadas com Defesa Civil Nacional

O gestor também apresentou as prioridades como a recuperação da Ponte sobre o Rio Mundaú e as obras de contenção para a barreira da Rua Prado Omena.


Prefeito de Murici, Olavo Neto – Foto: Ascom/PMM
Chuvas em Alagoas
Olavo Neto recebe comitiva com governador e ministros para avaliar os impactos da enchente em Murici

A comitiva sobrevoou as regiões da parte baixa de Murici e fez uma visita em solo aos locais afetados pelas águas do Rio Mundaú.