Semarh registra baixa no rio Mundaú após atingir cota de transbordamento

Por conta das chuvas que caem sobre Alagoas, o rio Mundaú em União dos Palmares voltou a atingir a cota de transbordamento.

Ponte sobre o rio Mundaú | © BR104

Ponte sobre o rio Mundaú | © BR104

Após um mês da enchente do dia 22 de julho de 2022, o rio Mundaú voltou a atingir sua cota de transbordamento nesta semana. Desde a madrugada da última terça-feira (03/8), que as chuvas caíram com uma intensidade maior.

Com isso, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), registrou que o rio Mundaú, em União dos Palmares, havia ultrapassado sua cota de transbordamento, marcando 593 cm.

Comparando com o nível de alerta que é de 580 cm, a marca superou 13 cm a mais, o que causou preocupações. Além disso, o fato ocasionou transtornos, como foi o caso da pista que dá acesso a Serra da Barriga que foi interditada devido a água do rio, que invadiu a pista.

Nesta quinta-feira (04/8), a Semarh divulgou, no Alerta Hidrológico que o nível do rio Mundaú baixou e que a tendência é que permaneça em estabilidade. Mas, novamente tivemos uma madrugada chuvosa e que de acordo com a previsão do tempo é que essa chuva se estenda durante o dia.

Diante disso, é bom que as pessoas que ainda se encontrem próximo ao rio Mundaú, tenham atenção. Pois o nível do rio dependerá muito de como o clima vai se estabelecer durante o decorrer da semana.