Chuvas em Alagoas

Enchente atinge igreja, destrói casas e deixa desabrigados em Rocha Cavalcante

Após o nível do Rio Mundaú baixar, foi possível perceber os danos provocados pela enchente no distrito palmarino.

Publicado: | Atualizado em 05/07/2022 16:27


O distrito de Rocha Cavalcante, em União dos Palmares, foi uma das localidades afetadas pelas fortes chuvas que caíram no município nos últimos dias. Uma equipe de reportagem do BR104 esteve no local e acompanhou de perto os danos provocados pela enchente.

Após o nível do Rio Mundaú baixar, foi possível perceber os estragos deixados na região. Os moradores, junto com as equipes de Infraestrutura da cidade e voluntários, uniram forças para remover os entulhos, a lama e os pertences que foram totalmente destruídos pelas águas.

A cena de filme se repetiu mais uma vez para alguns moradores da região, como é o caso de Nice. Ela falou que, mesmo fazendo o cadastro para conseguir uma das casas doadas pelo Governo Federal para as famílias atingidas pela enchente de 2010, ela não foi contemplada, e com isso teve que permanecer na residência e presenciar tudo novamente.

– Agora é limpar e voltar. A gente não tem para onde ir, porque a gente não passou na cheia, não ganhamos casa ali do outro lado [Newton Pereira e Nova Esperança]. A gente tem que ficar aqui mesmo. Fazer o quê? – disse ela.

Comerciantes da região pediram um posicionamento das autoridades do município de União dos Palmares. Segundo eles, cenas como essa podem se repetir. Na casa de uma família foi possível perceber até onde a água chegou, alcançando mais de 2 metros de altura. Marcelo, dono da residência, explicou que os pertences que a família não pôde retirar, não servem mais.

– A gente tem que pedir a Deus forças para continuar, né? Perdemos tudo! O que ficou em casa, não presta mais. Não deu tempo de tirar nada. Estamos sem comer, já foi umas pessoas que deram comida a gente – explicou ele, emocionado.

Uma igreja católica instalada na região não sofreu tantos danos, segundo o padre Lourenço, que dirige a paróquia. De acordo com o religioso, a água não chegou a atingir as imagens sagradas, e os documentos existentes no prédio foram retirados antes do ocorrido.

– Desde sexta-feira estamos preocupados em cuidar da população. Graças a Deus, todos juntos saímos da área de risco. Houve o aumento do rio no sábado, mas todos estávamos prevenidos. Deu para tirar as pessoas de suas casas – disse o padre.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas na capital neste final de semana
Chuvas em Alagoas
Governo Federal reconhece situação crítica em três novas cidades de Alagoas

As cidades de Jequiá da Praia, Porto Calvo e Santa Luzia do Norte foram castigadas por fortes chuvas, resultando em danos materiais e impactos na vida da população local.


Rio Mundaú – Foto: Izael Nascimento
Alagoas
Governo de Alagoas repassa R$ 1,2 milhão para municípios afetados pelas chuvas em Alagoas

O repasse foi anunciado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), União dos Palmares esta entre os municípios beneficiados neste primeiro momento.


Polícia Rodoviária Federal | © Foto: Reprodução/Redes Sociais
Alagoas
Atualização: PRF atualiza lista de trechos interditados em BRs de Alagoas

Os locais afetados estão localizados nas BRs 101, 316 e 416.


Primeira-dama, Renata Freitas, representante da Defesa Civil Nacional, André Martins e prefeito de Branquinha Neno Freitas – Foto: Ascom/Prefeitura de Branquinha
Branquinha
Enchente: Prefeito de Branquinha vistoria áreas afetadas com Defesa Civil Nacional

O gestor também apresentou as prioridades como a recuperação da Ponte sobre o Rio Mundaú e as obras de contenção para a barreira da Rua Prado Omena.


Prefeito de Murici, Olavo Neto – Foto: Ascom/PMM
Chuvas em Alagoas
Olavo Neto recebe comitiva com governador e ministros para avaliar os impactos da enchente em Murici

A comitiva sobrevoou as regiões da parte baixa de Murici e fez uma visita em solo aos locais afetados pelas águas do Rio Mundaú.