Chuvas em Alagoas

Defesa Civil monitora áreas de risco e atende chamados em decorrência das chuvas em Maceió

População pode acionar o órgão pelo número 199.

Publicado: | Atualizado em 27/04/2023 16:19


Ocorrências são atendidas em todas as áreas de risco dos bairros da capital. Foto: Célio Junior/Secom Maceió
Ocorrências são atendidas em todas as áreas de risco dos bairros da capital. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Com a chegada do período chuvoso, a Defesa Civil de Maceió intensifica os atendimentos à população, realizando vistorias nas áreas de risco e atendendo as chamadas da população. Desde a noite da última segunda-feira (24), quando iniciaram as chuvas desta semana, foram abertas 41 ocorrências, a maioria delas por deslizamento de terra em encostas, mas não houve vítimas.

Embora não tenham deixado as residências de forma urgente, sete famílias receberam encaminhamentos para os benefícios eventuais, como o aluguel social.

“Nossas equipes estão sempre de prontidão para atender o chamado da população. A Defesa Civil funciona 24 horas, todos os dias da semana. Continuamos monitorando as condições climáticas e as áreas de risco da capital”, explica coordenador geral da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre.

Nas últimas 24 horas, os pluviômetros instalados em vários bairros da capital registraram 58 mm de chuvas. “Como nos últimos dias choveu bastante, o solo fica encharcado, aumentando a possibilidade de deslizamentos. Por isso reforçamos nossos avisos aos moradores das áreas de risco, para que fiquem atentos e em caso de necessidade, nos acionem”, enfatiza o coordenador.

A previsão, segundo o meteorologista de Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), Hugo Carvalho, é que o tempo continue nublado com chuvas isoladas nesta quinta-feira, com possibilidade de chuva intercalada com períodos de tempo seco à noite. E a previsão permanece a mesma para esta sexta-feira (28).

Para acionar a Defesa Civil, a população deve ligar para 199 ou 156.

Receba alertas

O cidadão interessado em receber as mensagens, precisa informar o CEP da sua residência para o número 40199, de forma gratuita.

Além do formato em SMS, a Defesa Civil possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o robô, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra.

No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento. Em todas as ferramentas disponíveis o usuário terá acesso aos alertas da Defesa Civil em caso de fortes chuvas e/ou inundações.

Assuntos

ChuvasMaceió

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas na capital neste final de semana
Chuvas em Alagoas
Governo Federal reconhece situação crítica em três novas cidades de Alagoas

As cidades de Jequiá da Praia, Porto Calvo e Santa Luzia do Norte foram castigadas por fortes chuvas, resultando em danos materiais e impactos na vida da população local.


Rio Mundaú – Foto: Izael Nascimento
Alagoas
Governo de Alagoas repassa R$ 1,2 milhão para municípios afetados pelas chuvas em Alagoas

O repasse foi anunciado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), União dos Palmares esta entre os municípios beneficiados neste primeiro momento.


Polícia Rodoviária Federal | © Foto: Reprodução/Redes Sociais
Alagoas
Atualização: PRF atualiza lista de trechos interditados em BRs de Alagoas

Os locais afetados estão localizados nas BRs 101, 316 e 416.


Primeira-dama, Renata Freitas, representante da Defesa Civil Nacional, André Martins e prefeito de Branquinha Neno Freitas – Foto: Ascom/Prefeitura de Branquinha
Branquinha
Enchente: Prefeito de Branquinha vistoria áreas afetadas com Defesa Civil Nacional

O gestor também apresentou as prioridades como a recuperação da Ponte sobre o Rio Mundaú e as obras de contenção para a barreira da Rua Prado Omena.


Prefeito de Murici, Olavo Neto – Foto: Ascom/PMM
Chuvas em Alagoas
Olavo Neto recebe comitiva com governador e ministros para avaliar os impactos da enchente em Murici

A comitiva sobrevoou as regiões da parte baixa de Murici e fez uma visita em solo aos locais afetados pelas águas do Rio Mundaú.