‘Vira-lata caramelo’ pode virar manifestação cultural imaterial do Brasil

Cachorro caramelo pode compor a lista de patrimônios culturais imateriais do Brasil, assim como o Círio de Nazaré, o queijo minas, a roda de capoeira, o Bumba Meu Boi, entre outros.

Vira-lata caramelo | © Reprodução

Vira-lata caramelo | © Reprodução

Um projeto de lei, de autoria do deputado Felipe Becari (União-SP), que tramita na Câmara do Deputados pode tornar o “vira-lata caramelo” uma manifestação cultural imaterial do Brasil.

Os cachorros caramelos já são considerados informalmente como um símbolo do país, uma vez que podem ser facilmente encontrados em todo o lugar. Eles são, inclusive, memes na web nacional e internacional.

Felipe Becari busca combater o preconceito sofrido pelos cães sem raça definida, que geralmente são abandonados e pouco escolhidos nas adoções.

O autor do projeto identifica o vira-lata caramelo como “um dos cachorros mais populares e amados do Brasil”.

“Além de serem muito bonitos, os vira-latas caramelo são também conhecidos pela sua inteligência e carinho. São extremamente ativos, leais aos seus donos e adoram brincar e se divertir com as pessoas”, diz um trecho do projeto de lei.

Ainda para o parlamentar, esses animais são resultantes da mistura de diversas raças e mostram que “a diversidade é uma das nossas maiores riquezas”.

O projeto foi proposto em abril de 2023, e já foi aprovado na Comissão de Cultura. Ele deve seguir para a Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovado também nessa comissão, seguirá diretamente para a apreciação do Senado.

Se o reconhecimento acontecer, o vira-lata caramelo irá compor a lista de patrimônios culturais imateriais do Brasil, assim como o Círio de Nazaré, o queijo minas, a roda de capoeira, o Bumba Meu Boi, entre outros.