Três capitais brasileiras voltam a recomendar o uso de máscaras

Essas capitais voltaram a recomendar o uso de máscaras em locais fechados devido ao aumento de casos da Covid-19.

Pessoas usando máscaras | © Alexandre Schneider

Pessoas usando máscaras | © Alexandre Schneider

Três capitais brasileiras voltaram a recomendar a utilização de máscaras de proteção em locais fechados devido ao aumento de casos da Covid-19.

São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte são as capitais que integram a lista. Essas e todas as demais capitais brasileiras, junto ao Distrito Federal, desobrigaram a exigência de proteção facial em todos ambientes por meio de decreto.

Segundo a prefeitura de São Paulo, a decisão foi tomada levando em conta o aumento de casos positivos nos testes rápidos para Covid-19. Em abril, a taxa de positividade era de 4%, já em maio a porcentagem aumentou para 18%.

No dia 31 de maio, o Comitê Científico do Coronavírus no estado de São Paulo retornou com a instrução, que não muda a legislação vigente, mas impõe o uso apenas em hospitais e no transporte coletivo.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba explica que junto ao aumento de infecções pelo coronavírus, está também a pressão enfrentada pelo sistema hospitalar devido ao crescimento de atendimento por outras doenças respiratórias.

Por fim, a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, indica que observou um aumento da incidência por Covid-19. Até o presente momento, não se observa alteração no indicador relativo à letalidade da doença. “As mudanças nas regras são uma estratégia fundamental para o enfrentamento da doença no município”, disse a prefeitura.

*Com informações da CNN