Nordeste registra primeiro caso suspeito de coronavírus

Último caso suspeito foi registrado no Ceará. Em todo o Brasil, são nove casos suspeitos da doença

Mulher usa máscara de proteção contra o coronavírus; foto tirada em 24 de janeiro — © Nicolas Asfouri/AFP

Mulher usa máscara de proteção contra o coronavírus; foto tirada em 24 de janeiro — © Nicolas Asfouri/AFP

Brasil — O Ministério da Saúde (MS) confirmou, na tarde dessa quarta-feira (29), durante uma coletiva de imprensa, que está sendo investigado mais um caso de coronavírus no Brasil. Com esse, sobe para nove o número de estados com casos suspeitos da doença no país.

O último caso foi registrado no Ceará, o primeiro no Nordeste. Há também casos suspeitos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Ceará. Até o momento, o governo foi notificado de 33 suspeitas de casos, sendo quatro descartados, 20 excluídos e nenhum confirmado.

Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará, o paciente é um jovem, técnico em energia eólica, e desembarcou no Brasil há 12 dias, após ter passado três meses morando na China. Depois de chegar na cidade, ele teve contato com família e amigos e foi ao cinema e a uma festa.

Ainda conforme a Secretaria, o homem chegou apresentando “sintomas compatíveis com o protocolo da suspeita” divulgado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) para o vírus. Ele segue hospitalizado em isolamento respiratório para evitar a transmissão. O quadro clínico dele é estável.

+ 7 curiosidades sobre o coronavírus que você tem que saber

De acordo com João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde, os pacientes estão passando por testes genômicos para uma possível confirmação do vírus 2019-nCoV (nome científico do vírus). Por enquanto, os exames serão centralizados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

“Nenhum de nós tem possibilidade de dizer com que velocidade esse possível surto irá se desenvolver no país. No momento atual, faremos uma campanha de recomendações do mesmo modo que fazemos no caso do influenza”, disse o secretário.

Com sintomas parecidos com os de um resfriado comum, atualmente, 6.065 casos de coronavírus foram confirmados em todo mundo, sendo 5.997 somente na China, onde 132 pessoas já morreram. Não houve ainda nenhuma morte em outros países.