Você já deve ter lido que os sintomas do coronavírus são parecidos com os de um resfriado comum, certo? Mas não é apenas isso que você precisa saber sobre o vírus que está assolando a China e deixou de alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por essa razão, criamos uma lista com sete curiosidades que você precisa saber sobre o coronavírus. Acompanhe:
Não se trata de um vírus, coronavírus é na verdade uma família viral. Por tanto, o mais coerente é se referir a essa família como “os coronavírus”.
Conhecidos desde os anos 60, os coronavírus são um grupo de vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo. Muitas pessoas são infectadas por algum tipo de coronavírus ao longo da vida.
Não é um vírus novo, o primeiro registro que se tem da infecção em humanos, foi em meados dos anos sessenta. Cientistas acreditam que uma Alpaca, um mamífero da America do Sul que parece com uma Ilhama, transmitiu o coronavírus 229E. Desde então, outros casos esporádicos da infecção passaram a ser registrados.
Em 2002, por exemplo, foi descoberto que o coronavírus causou uma síndrome respiratória aguda grave, “Severe Acute Respiratory Syndrome” em inglês. Logo esse nome foi abreviado para SARS, e como é causado pelo coronavírus, os cientistas uniram os nomes e a epidemia passou a ser chamada de (SARS-CoV).
O SARS-CoV se espalhou por vários países da América do Norte, América do Sul, Europa e Asia, deixando um total de mais de oito mil pessoas infectadas. Mais de 800 pessoas morreram em decorrência dessa epidemia.
Somente em 2003 a doença foi controlada evitando um número maior de mortes. Nos anos seguintes, houveram outros relatos de coronavírus, mas não chegaram a ser considerados uma epidemia, como a que aconteceu em dezembro de 2019, na China, onde surgiu o 2019-nCoV .
Um dos problemas de se diagnosticar esse vírus, é que ele se confunde com uma gripe. Os sintomas envolvem tosse, coriza, dor de garganta e febre. O paciente infectado pode apresentar dificuldades para respirar, assim como acontece em uma pneumonia.
A resposta é sim! Na China, até agora foram confirmadas 133 mortes em decorrência do 2019-nCoV.
Embora especialistas estejam trabalhando arduamente para isso, o coronavírus 2019-nCoV ainda não tem uma vacina, nem um tratamento eficaz.
A forma mais comum registrada de transmissão do vírus, é o contato de uma pessoa com outra. Por essa razão os transportes coletivos produzem o ambiente perfeito para um surto ou epidemia da doença.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é; “lavar as mãos regularmente, cobrindo a boca e o nariz ao tossir e espirrar, e evitar o contato próximo com alguém que mostre sintomas de doença respiratória (como tossir e espirrar).
Ele foi detido e conduzido à 11ª Delegacia Regional de Polícia (11ª DRP), onde foi lavrado o termo de constatação de embriaguez (TCE).
Este ano, a festa religiosa é realizada de forma diferente por conta da pandemia da Covid-19.
O Ministério da Saúde enviou nesta segunda, um lote com 70.080 vacinas que devem ser aplicadas em 35 mil alagoanos.
O comunicado foi públicado na manhã desta segunda-feira (18/01), no Diário Oficial da União
Além de Bernardo, outro suspeito é o também empresário Guilherme Aciolly. Eles serão indiciados por lesão corporal grave.
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), prevê iniciar a vacinação na próxima quarta-feira (20/01)
Atacante emprestado pelo Flamengo, Bill, disse que irá se pronunciar sobre o caso
O caso aconteceu no último sábado (16/01) e assustou moradores da pequena cidade da Zona Mata de Alagoas.
Nas redes sociais, Pedro Vilela postou que: "enquanto político” não iria medir esforços para corrigir o que considera uma injustiça"
Até esse domingo (17/01), 7 dias após o último homicídio, nenhuma morte violenta foi registrada.