Irmãos morrem eletrocutados após cabo de alta tensão cair sobre um deles

Segundo familiares, o irmão mais velho, de 14 anos, foi tentar salvar o outro, de 2, e também foi atingido pela descarga elétrica

Irmãos de 2 e 14 anos morreram soltando pipas — © Reprodução

Irmãos de 2 e 14 anos morreram soltando pipas — © Reprodução

São Gonçalo — Dois meninos sofreram uma descarga elétrica nessa segunda-feira (13), em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, depois que um fio se rompeu e caiu sobre um dele, que soltava pipa na comunidade da Cerâmica, no bairro Porto do Rosa. As vítimas eram irmãos.

De acordo com informações de familiares, os dois brincavam de pipa perto de casa, em um campo de futebol, com outros três irmãos. Durante a brincadeira, a linha se enroscou em um fio elétrico que se soltou de um poste e atingiu Kaio Gonçalves de Souza Ribeiro, de 2 anos.

O irmão mais velho, Kauã Gonçalves Bittencourt, de 14 anos, correu para tentar salvar o menor, mas também foi eletrocutado. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) da cidade chegou a ser acionado para tentar fazer o salvamento, mas os garotos não resistiram. Os outros três irmãos não se feriram.

“Recebi um telefonema, estava na casa da minha irmã. Ela recebeu e não conseguiu falar. A sobrinha dela, tia dos garotos, ligou para falar sobre a tragédia. […] A mãe está desolada porque ela tinha 5 filhos, mas amor de filho e uma coisa incomparável”, contou o tio-avô dos meninos, Lenilton Gonçalves de Oliveira, ao site G1.

Moradores da localidade informaram que o fio ‘já estava solto’ e que a reclamação já havia sido feita à concessionária de energia elétrica há um mês. “Eles mandaram os técnicos lá quando? Depois do acidente? Depois da casa arrombada, não adianta botar fechadura”, disse Ronaldo Ramos, outro tio-avô.

Em nota, a Enel Distribuição Rio lamentou o episódio e disse que enviou uma equipe ao local assim que a empresa foi informada do caso, mas os técnicos foram impedidos de acessar a região. Disse ainda que desde o ocorrido, a concessionária ‘vinha tentando identificar algum representante da família’.

“Por medida de segurança, a concessionária interrompeu o fornecimento de energia no local remotamente. A concessionária acrescenta que vai prestar apoio aos envolvidos e seus familiares, enquanto apura as circunstâncias do acidente”, diz outro trecho da nota.

Confira a nota na íntegra:

“Um representante da concessionária esteve na manhã de hoje (14/01) no Instituto Médico Legal para oferecer suporte aos familiares presentes no local. A empresa acrescenta que vinha tentando identificar algum representante da família desde a noite de ontem [13/01/2020].

Sobre as possíveis causas do acidente, a empresa esclarece que relatos de moradores, mencionados no Boletim de Ocorrência sobre o acidente, apontam o cabo de energia teria sido rompido por uma linha de pipa. A empresa seguirá apurando as causas do ocorrido.

Sobre o fornecimento de energia, a concessionária informa que enviou uma equipe ao local assim que tomou conhecimento do acidente, mas os técnicos foram impedidos de acessar a região. Por medida de segurança, a concessionária interrompeu remotamente o fornecimento de energia na área.

Na manhã de hoje (14/01), técnicos da empresa estiveram novamente no local e restabeleceram o serviço.responsável pela distribuição de energia elétrica no Rio de Janeiro”.