Em meio a temor com nova variante, governos estaduais no Brasil estudam realizar Carnaval

A realização do evento continua sendo um dos assuntos mais comentados dos últimos dias nas redes sociais.

Bloco carnavalescos em São Paulo – © Soul em Cena

Bloco carnavalescos em São Paulo – © Soul em Cena

Diante das incertezas que ainda tramitam entre os governantes estaduais a respeito da realização do Carnaval 2022, assunto que divide a opinião dos cidadãos brasileiros, o número de casos de infecção da nova variante denominada Ômicron, descoberta há duas semanas na África do Sul, só aumenta.

A variante é classificada como “preocupante” por especialistas e já se alastra para outros países. No entanto, a gravidade de uma possível nova onda de contágio parece não preocupar representantes estaduais e municipais de algumas regiões do Brasil, como é o caso das localidades que se posicionaram a favor da realização do Carnaval.

Recentemente, foi publicado no portal BR104 uma nota da Liga das Escolas de Samba do estado de São Paulo, informando ser favorável a realização do evento, seguindo algumas diretrizes, como a exigência do passaporte da vacinação e a utilização de máscaras antes e durante o evento, por exemplo.

Para que o Carnaval aconteça, a única empresa que demonstrou interesse em patrocinar o evento no estado de SP, foi a Ambev, que injetará cerca de R$ 23 milhões na festa. Em troca, a distribuidora de bebidas vai divulgar suas marcas em placas, totens e outros meios de divulgações visuais. Além de ter exclusividade na venda dos produtos.

Opinião das celebridades

Claudia Leitte faz show em trio-elétrico, em São Paulo – © Lucas Ramos

Diante do caos que vem sendo instalado devido a nova variante, alguns países já estão se mobilizando e fechando fronteiras. No Brasil, celebridades da música estão arrastando multidões com as chamadas prévias carnavalescas.

Essas mesmas “celebridades”, durante a pandemia do novo coronavírus, aderiram a campanha “#FicaEmCasa“, publicando vídeos orientando os cidadãos brasileiros sobre o risco causado pela aglomeração, opinião que acabou sendo esquecida para muitos do famosos, que chegaram a se apresentar para milhares de pessoas neste último final de semana.

Carnaval em Alagoas

Na semana passada, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), afirmou que vai trabalhar de forma coerente para analisar a evolução da nova variante e se posicionar a favor ou contra a realização do evento no estado.