Com fome, pessoas disputam ossos de boi em caminhão de frigorífico

Antes de doar as pessoas, o frigorífico destinava os ossos aos cachorros

Caminhão com ossos - Foto: Domingos Peixoto

Caminhão com ossos - Foto: Domingos Peixoto

Depois de o Brasil ficar chocado com a chamada “fila do osso” que acontece em um frigorifico em Cuiabá (MT), onde dezenas de pessoas recorrem para receber sobra de ossos que normalmente serviriam como refeição para os cachorros, e que passaram a matar a fome de várias pessoas naquela cidade, uma cena similar voltou a figurar na capa de jornais e dos principais portais de notícias do pais.

Na cidade do Rio de Janeiro, no bairro Glória – Zona Sul, o dono de um frigorifico também decidiu mudar o destino dos ossos e restos de carne, e ao invés de doar para pessoas quem buscava para cachorros, ao perceber que muita gente pedia para consumo próprio, permitiu que os funcionários organize filas para que moradores carentes recolham os ossos semanalmente.

Foi criado uma espécie de ponto de distribuição de ossos dentro de um caminhão, onde o morador entra e escolhe entre as carcaças o que quer levar para alimentar a família. O caso foi divulgado inicialmente pelo jornal Extra.

Autoridades ainda não se manifestaram sobre os cuidados sanitários ou se o frigorífico pode continuar fazendo as doações, no entanto, moradores alegam que não conseguem comprar carne devido o aumento nos preços, e que recorrer aos ossos é a única alternativa para muitos.