Casos de varíola dos macacos aumentam no Brasil

O Brasil já soma 5 casos confirmados de varíola dos macacos. Todos os pacientes no país até agora estiveram na Europa recentemente.

Varíola dos macacos | © Reprodução

Varíola dos macacos | © Reprodução

Nesta quarta-feira (15/6), o Ministério da Saúde confirmou, no Brasil, 5 casos de varíola dos macacos. De acordo com as informações, as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo registraram novos infectados. Todos os pacientes confirmados no país até agora estiveram na Europa recentemente.

A pasta já havia confirmado outros 3 casos da doença: 2 infectados em São Paulo e 1 no Rio Grande do Sul. Em outros continentes, já soma mais de 1500 infectados.

Ainda não há relatos ainda de transmissão do vírus dentro do território brasileiro. A varíola dos macacos é uma zoonose silvestre, ou seja, um vírus que infecta animais silvestres. No caso em questão, os macacos. Entretanto, esse mesmo vírus, da família ortopoxvírus, pode contaminar humanos.

Um método preventivo para não contrair a doença é a higienização das mãos com água e sabão. Álcool em gel também são importantes para evitar a exposição ao vírus, além de evitar contato com pessoas infectadas.