Vai receber o Auxílio Emergencial? Saiba como sacar antes do prazo

O benefício começa a ser pago nesta terça-feira (06/04) para os brasileiros aprovados nesta nova rodada do auxílio.

Calendário do Auxílio Emergencial

Calendário da primeira parcela do Auxílio Emergencial

A primeira parcela do auxílio emergencial começa a ser creditada nesta terça-feira (06/04) na conta poupança criada pela Caixa Econômica Federal. No entanto, muitos beneficiários do programa têm recorrido a alternativas que os façam ter acesso ao valor antes da data prevista para o saque.

Como nas versões anteriores, os beneficiários terão o valor depositado em suas respectivas contas digitais criadas pela Caixa. O dinheiro, no entanto, ficará restrito, nesse primeiro momento, para saque em espécie, aumentando ainda mais a quantidade de brasileiros que querem sacar o valor.

Para sacar o auxílio emergencial antes da data, é necessário que o beneficiário tenha ao menos o valor depositado na conta social digital criada pela Caixa Econômica. A transferência do dinheiro é feita por meio do aplicativo Caixa Tem.

Uma das alternativas, que podem ser utilizadas para se ter acesso ao valor disponibilizado pela instituição, antes da data prevista para o saque, é o Pix. A ferramenta de transferência simultânea, sem custos adicionais, já havia sido uma das alternativas utilizadas para sacar o valor em espécie.

Siga as instruções abaixo para fazer transferência por meio do Pix

• Acesse o aplicativo Caixa Tem;
• Vá até a opção Pix;
• Selecione “Pagar” – Uma mensagem lhe perguntará como você deseja identificar a pessoa que vai receber o valor;
• Selecione “Chave Pix” – Escolha uma das 4 opções disponíveis: Telefone, CPF/CNPJ, E-mail ou Chave aleatória;
• Digite os dados da informação selecionada, e em seguida, informe o valor e confirme a transferência.

Pix no auxilio emergencial — © Reprodução/Caixa Tem

O processo de transferência é bem simples. O valor será creditado na conta informada pelo beneficiário de forma simultânea. Vale lembrar que, esse processo só será possível se o beneficiário tiver cadastrado uma chave Pix.

O novo sistema de pagamento do Banco Central está disponível desde o dia 16 de novembro de 2020, com objetivo de funcionar 24h por dia nos sete dias da semana.

Outras alternativas também podem ser executadas para se ter acesso ao valor antes da data. Neste caso, é necessário que o usuário gere um boleto e realize o pagamento por meio do Caixa Tem. Para isso, siga as instruções abaixo.

A ilustração será realizada pelo banco digital Nubank, mas é possível executar o mesmo processo em outras instituições financeiras.

Gerar boleto Nubank — © Reprodução/Nubank

É necessário que o beneficiário copie o código do boleto que está sendo gerado e vá até o aplicativo Caixa Tem executar o pagamento. O processo de pagamento pelo app da Caixa é simples, no entanto, o valor tem que está disponível na conta digital.

Abra o Caixa Tem, vá na opção “Pagar suas contas”, selecione “Digitar código de barra”, e em seguida, cole o código gerado no processo anterior, realizado no Nubank. Confirme as informações e realize o pagamento. O valor será creditado no dia seguinte.