O auxílio emergencial vai acabar em outubro?

Milhões de brasileiros querem saber se o auxílio emergencial será prorrogado.

Auxílio emergencial  – © Reprodução

Auxílio emergencial  – © Reprodução

Com a aproximação do mês de outubro, data prevista para o pagamento da sexta e última parcela do auxílio emergencial, milhões de brasileiros recorrem ao Google para fazer a seguinte busca: “O Auxílio emergencial vai acabar?“, embora a resposta já seja positiva, mesmo porque a MP de número 1000/2020, previu a extensão do auxilio por apenas mais 6 parcelas.

Porém, a expectativa agora é para uma nova prorrogação do pagamento. Nesta semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, sinalizou interesse em prorrogar o benefício, caso o Renda Brasil, programa que deverá substituir o Bolsa Família, não esteja concluído. A expectativa é que o governo opte pela manutenção do auxílio emergencial, já que o Renda Brasil está enfrentando dificuldades para ser implantado.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, já disse que na próxima semana deverão ser iniciadas novas discussões sobre a prorrogação do auxílio. O próprio presidente Jair Bolsonaro já havia admitido a possibilidade durante entrevistas a programas de rádio, que se a pandemia continuasse, haveria chances reais de o governo prorrogar o que se tornou o principal programa de transferência de renda no Brasil.