Quem recebe o Auxílio Emergencial terá direito ao Auxílio Brasil?

Beneficiários do auxílio emergencial querem saber se terão direito ao novo benefício.

Cartão Auxílio Brasil

Cartão Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal está pagando no mês de outubro a sétima e última parcela do Auxílio Emergencial. Com isso, a dúvida dos milhões de beneficiários é se terão direito a receber o Auxílio Brasil, novo programa do governo federal que substituirá o Bolsa Família.

O ministro da Cidadania, João Roma, já descartou essa possibilidade ao afirmar que o Auxílio Emergencial será extinto, além de anunciar que apenas os atuais beneficiários do Bolsa Família (que também será extinto) passarão a receber o Auxílio Brasil.

Além dos atuais 14,7 milhões de brasileiros que recebem o Bolsa Família, pouco menos de 2 milhões de novos beneficiários serão incluídos no Auxílio Brasil, beneficiando ao todo 16,9 milhões de pessoas que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Porém, embora o ministro tenha anunciado o fim do Auxílio Emergencial, um comunicado no site da Caixa alerta para o fato de que não é permitido acumular dois benefícios.

“Para quem recebe o Bolsa Família [que se tornará o Auxílio Brasil], continua valendo a regra do valor mais vantajoso. A pessoa receberá o benefício com maior valor, seja a parcela paga no âmbito do programa, seja o valor do auxílio emergencial”, diz o site da Caixa.

Portanto, até o momento, a resposta é não! Quem recebe o auxílio emergencial não terá direito ao Auxílio Brasil.