Alagoas

Vídeo: Funcionário é afastado após brincadeira dentro de unidade de saúde

O caso ocorreu na última sexta-feira (31), em Matriz de Camaragibe. No vídeo, o "médico" receita cachaça para o "paciente" como se fosse remédio

Atualizado 7 anos atrás
O caso ocorreu na última sexta-feira (31), em Matriz de Camaragibe. No vídeo, o "médico" receita cachaça para o "paciente" como se fosse remédio — © Reprodução/Vídeo
O caso ocorreu na última sexta-feira (31), em Matriz de Camaragibe. No vídeo, o "médico" receita cachaça para o "paciente" como se fosse remédio — © Reprodução/Vídeo

Matriz de Camaragibe — Uma brincadeira revoltou os moradores do município de Matriz de Camaragibe. Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra dois homens em uma sala da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mariano Teixeira, no conjunto Bom Jesus, brincando de “médico” e “paciente”.

O caso ocorreu na última sexta-feira (31). No vídeo, o “médico” receita cachaça para o “paciente” como se fosse remédio. O “paciente” diz que está doente e vai pedir um atestado médico para ficar de folga no trabalho e o “médico” faz diversos questionamentos.

Em outro momento, o “médico” finge receitar ao “paciente” um remédio para o suposto problema e entrega um atestado médico falso. Pra a surpresa, o medicamento é uma latinha de cachaça Pitú. Em seguida, o “paciente” toma a bebida alcoólica e também oferece ao falso médico.

Ao encerar o “atendimento, os dois se despendem e “doutor” diz que o “paciente” está liberado para beber álcool novamente. O caso gerou uma revolta maior pelo fato de que naquele dia não havia médico na unidade e a brincadeira foi vista como deboche.

+ Vacinação contra a gripe no SUS é aberta para toda a população

Em nota, a Prefeitura de Matriz de Camaragibe disse que “notificou a Secretaria de Saúde do município que averiguou o caso e identificou o funcionário envolvido com o vídeo que causou o tumulto dos últimos dias”. Esclareceu ainda que apenas um dos envolvidos pertence ao quadro do funcionalismo municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que desligou o funcionário do exercício de suas funções e que serão tomadas todas as medidas cabíveis e legais para que o funcionário responda por sua ação.

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Matriz de Camaragibe após tomar conhecimento do acontecimento, notificou a Secretaria de Saúde do Município que averiguou o caso e identificou o funcionário envolvido com o vídeo que causou o tumulto dos últimos dias. Informamos que apenas um cidadão que fez parte do vídeo pertence ao quadro do funcionalismo municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde não admite quaisquer atos de funcionários municipais, dentro do seu respectivo setor de trabalho, que atente contra o respeito, integridade e responsabilidade à que tratamos todos os nossos munícipes. Diante do acontecido infeliz, de imediato, a Secretaria de Saúde do Município desligou o funcionário do exercício de suas funções. Serão tomadas todas as medidas cabíveis e legais para que o funcionário responda por sua ação.

Sobre a ausência médica na unidade básica de saúde, informamos que a profissional responsável pela unidade de saúde esclareceu que teve problemas de cunho pessoal e por esse motivo não pôde comparecer ao serviço. Uma falta justificada. No entanto, a equipe de trabalho informou aos usuários o dia em que a médica não poderia se fazer presente. Compreendemos o anseio da comunidade e já normalizamos a situação.

Confira o vídeo: