Secretário de Saúde de Murici fala sobre primeiro caso da monkeypox na cidade

A entrevista aconteceu nesta quinta-feira (18/08), durante o programa Jornal do BR.

Secretário de Saúde de Murici | © Reprodução

Secretário de Saúde de Murici | © Reprodução

O secretário de Saúde de Murici, Ewerton Matias, conversou com Anthony Albuquerque, no Jornal do BR, nesta quinta-feira (18/08), para esclarecer o primeiro caso da monkeypox (varíola dos macacos) registrado no início da semana no município.

De acordo com Matias, o paciente teria procurado um serviço de saúde na cidade, se queixando de febre e sintomas que apontavam para a doença. O jovem foi encaminhado para uma unidade de referência da região que, posteriormente, entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Murici e iniciaram o acompanhamento dele.

– Até então era um caso suspeito. Nós não tínhamos a confirmação naquele momento em que nós iniciamos o acompanhamento domiciliar desse caso – disse o secretário.

Como se tratava de um caso suspeito, logo foram realizados os exames laboratoriais e encaminhados para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que tomou as providências necessárias para que esse material fosse encaminhado como descarte ou confirmação da doença.

Ainda segundo o secretário, foram realizados acompanhamentos diários do paciente. Ele também explicou que não houve necessidade de realizar testes em outras pessoas que tiveram contato com o jovem, por não terem apresentado sintomas para a problemática.

– Fizemos o acompanhamento a partir da equipe de atenção básica de saúde, que foi extremamente importante nesse acompanhamento diário, em saber como é que estava o paciente, em saber como estavam, por exemplo, os sintomas que ele estava apresentando disse o secretário.