publicade
Alagoas

Secretário de Saúde de Murici fala sobre primeiro caso da monkeypox na cidade

A entrevista aconteceu nesta quinta-feira (18/08), durante o programa Jornal do BR.

Publicado: | Atualizado em 18/08/2022 15:28


Secretário de Saúde de Murici | © Reprodução
Secretário de Saúde de Murici | © Reprodução

O secretário de Saúde de Murici, Ewerton Matias, conversou com Anthony Albuquerque, no Jornal do BR, nesta quinta-feira (18/08), para esclarecer o primeiro caso da monkeypox (varíola dos macacos) registrado no início da semana no município.

De acordo com Matias, o paciente teria procurado um serviço de saúde na cidade, se queixando de febre e sintomas que apontavam para a doença. O jovem foi encaminhado para uma unidade de referência da região que, posteriormente, entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Murici e iniciaram o acompanhamento dele.

– Até então era um caso suspeito. Nós não tínhamos a confirmação naquele momento em que nós iniciamos o acompanhamento domiciliar desse caso – disse o secretário.

Como se tratava de um caso suspeito, logo foram realizados os exames laboratoriais e encaminhados para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que tomou as providências necessárias para que esse material fosse encaminhado como descarte ou confirmação da doença.

Ainda segundo o secretário, foram realizados acompanhamentos diários do paciente. Ele também explicou que não houve necessidade de realizar testes em outras pessoas que tiveram contato com o jovem, por não terem apresentado sintomas para a problemática.

– Fizemos o acompanhamento a partir da equipe de atenção básica de saúde, que foi extremamente importante nesse acompanhamento diário, em saber como é que estava o paciente, em saber como estavam, por exemplo, os sintomas que ele estava apresentando disse o secretário.


Comentários

 
 
 
veja também

Alagoas
Alerta de baixa umidade do ar é emitido para três regiões de Alagoas

O aviso, que foi emitido nesta sexta-feira (8), é válido até segunda-feira (11).


Imagem ilustrativa | © Reprodução
Alagoas
Guarda de animais já pode ser registrada em cartórios de Alagoas

A medida foi estabelecida por meio de um documento assinado pelo Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos Neto, nesta sexta-feira (8).


Governador Paulo Dantas - @Reprodução
Alagoas
Programa Digaê de Alagoas é reconhecido como um dos melhores no mundo em inclusão social

O Digaê! é parte do Visão Alagoas 2030, projeto focado na prosperidade urbana em parceria com a ONU-Habitat, o Instituto Pólis e a Viração Educomunicação.


Veículos da Equatorial - @Reprodução
Alagoas
Acidente envolvendo veículos da Equatorial interdita trecho da AL-465

O Corpo de Bombeiros não registrou intervenções na ocorrência


Bilhete da criança - @Reprodução
Alagoas
Criança de 11 anos foge de casa em Maceió e deixa bilhete para a mãe: “Eu fui viver a minha vida”

Nos bilhetes deixados, a menina escreveu palavras de carinho e tranquilizou a mãe