Rui Palmeira escancara a precariedade da candidatura de Alfredo Gaspar

Rui revelou como se deu o acordo que lhe dar o direito de indicar o vice de Alfredo

Renan Filho, Alfredo Gaspar e Rui Palmeira

Renan Filho, Alfredo Gaspar e Rui Palmeira

Numa demonstração de poder, Rui Palmeira (sem partido), prefeito de Maceió e um dos principais padrinhos da candidatura de Alfredo Gaspar(MDB), anunciou de forma “oficial” Tácio Melo como pré candidato a vice de Alfredo Gaspar.

O anúncio, que se esperava ser feito pelo próprio Alfredo, foi feito por Rui durante entrevista no programa Conjuntura, da TV Mar.

O atual prefeito de Maceió foi além de fazer o anúncio, e também revelou como se deu o acordo que lhe dá o direito de indicar o vice da chapa de Alfredo.

Palmeira contou que duas reuniões bem francas, entre ele e o governador, foram o suficiente para fazerem o acordo que os uniu, tendo por objetivo eleger Alfredo Gaspar.

– Primeiro que o governador e eu nunca fomos inimigos, nós fomos adversários em algumas eleições, mas a gente sempre manteve um dialogo respeitoso. No momento que surgiu a possibilidade do Alfredo ser o nosso candidato, a gente sentou e em duas reuniões a gente bateu o martelo, por que a gente tinha convicção que o Alfredo é o melhor nome pra Maceió. Foi uma conversa franca, muito direta entre o governador e eu, e naquele momento, como eu disse em duas conversas a gente definiu que iríamos apoiar o Alfredo e seria o nosso candidato a prefeito. Mas claro, o Alfredo tem vida própria, eu acho que ele tem as qualidades e vai mostrar isso durante o período eleitoral. – Disse Palmeira sobre como se deu seu acordo com Renan Filho (MDB).

As palavras do prefeito não deixam claro se Gaspar participou dessas duas reuniões ou se seu futuro político foi decidido sem o mesmo poder opinar. Entretanto, fica evidente que Gaspar escolheu disputar as eleições se utilizando do velho modelo do apadrinhamento político, onde o candidato é ele, mas quem decide de fato são os padrinhos ‘poderosos’.

– Foi definido nessas duas rápidas reuniões que eu indicaria o vice. Eu aproveito para oficializar que o vice será o Tácio Melo, uma pessoa de minha extrema confiança. Foi secretário da SMTT, foi o secretário que teve a coragem de implantar a faixa azul na Fernandes Lima, depois ele foi secretário de governo, secretário do trabalho e por último tava como superintendente de Iluminação. Então é uma pessoa que tenho certeza que vai ajudar muito o Alfredo, conhece todas as áreas da Prefeitura de Maceió, então tenho certeza que é uma chapa bastante competitiva e que vai, tenho convicção, que fará um grande trabalho à frente da prefeitura de Maceió. – Concluiu.

Quando Rui diz que o anúncio é ‘Oficial’, fica claro que, mesmo sem ser o candidato é ele quem manda.

Alfredo Gaspar tem um currículo invejável, e sua história, por si só, já o credenciaria para concorrer a qualquer cargo político. Porém, Alfredo escolheu recorrer ao apadrinhamento do prefeito de Maceió e do Governador de Alagoas, pois isso trás muitas facilidades na hora de formalizar apoios políticos e financeiros na capital.

Por outro lado, cenas como a protagonizada por Rui anunciando “oficialmente” o vice de sua chapa, ofusca a imagem do Alfredo Gaspar procurador, homem que tomava as decisões, e revela um Alfredo submisso as vontades daqueles que hoje são os grandes nomes por trás de sua candidatura.

Alfredo Gaspar – Reprodução