Alagoas vai implantar novo modelo de RG a partir de agosto

Entre os documentos que podem ser incluídos estão PIS-Pasep, carteira de motorista, CPF e Cadastro Nacional de Saúde (CNS)


Publicado em: 23/07/19 às 9:39 por Gustavo Lopes | BR104 | Atualizado em 28/07/2019 às 15:21



Entre os documentos que podem ser incluídos estão PIS-Pasep, carteira de motorista, CPF e Cadastro Nacional de Saúde (CNS) — © Reprodução

Alagoas — A partir de agosto, o Instituto de Identificação de Alagoas adotará o novo modelo nacional de carteiras de identidade (CI) estabelecido pelo decreto 9.278/2018. A mudança busca alinhar os serviços de Identificação através dos órgãos de Identificação Civil e Criminal do país com um único padrão de documento.

A nova CI começará a ser implantada a partir do próximo dia 26 de julho até o dia 12 de agosto. Mas, para implantar o novo modelo, o Instituto precisará paralisar temporariamente suas atividades de atendimento ao público entre esses dias. O atendimento à população para emissão da carteira de identidade será retomado no dia 13 de agosto.

Durante esse período, a empresa responsável pelo sistema integrado de cadastro de dados biográficos e biométricos fará a migração, mapeamento de dados e a instalação do novo Sistema de Identificação Biométrica Automatizado (ABIS).

Para o superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas, Roney Presbítero, a implantação do novo modelo de CIA trará “a modernização do sistema e o uso de uma nova tecnologia mais segura será para melhor atender a população, dando velocidade no atendimento e emissão do documento”.

+ Justiça determina bloqueio e desativação de redes sociais da ONG Pata Voluntária

Com a implantação, Alagoas se reunirá a um seleto grupo de estados que passará a usar o novo modelo antes de março de 2020, prazo previsto pelo governo federal. Os cidadãos que já possuem o documento em antigo layout não precisam solicitar nova via, já que a versão antiga do RG continua válida. 

Como será?

Novo modelo de carteira de identidade — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Novo modelo de carteira de identidade — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Com a mudança, a nova carteira de identidade vai trazer diversas vantagens abrangendo uma série de novas informações. Na frente do documento, no espaço onde havia a foto e a impressão digital do cidadão, na nova versão estão: nome, foto, informações sobre filiação, cidade e data de nascimento.

No verso da carteira de identidade em novo formato, são apresentados o número do RG, número do CPF, impressão digital e um espaço para informações sobre outros documentos, como: número do título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), PIS/PASEP, Certificado Militar, tipo sanguíneo e alerta caso o indivíduo possua rejeição a algum tipo de medicamento.

Outros benefícios para o cidadão é que o documento poderá contar, também, com informações sobre tipo sanguíneo, fator RH e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Todas as informações poderão ser acessadas eletronicamente, por meio de um QR Code impresso na parte interna da carteira.