Servidores da Perícia Oficial do Estado paralisam atividades por 24h

A decisão acontece após meses de tentativas de negociação, sem sucesso, com o governador Renan Filho (MDB)

Servidores da Perícia Oficial do Estado paralisam atividades por 24h — © Gustavo Lopes/BR104

Servidores da Perícia Oficial do Estado paralisam atividades por 24h — © Gustavo Lopes/BR104

Alagoas — Em assembleia realizada na noite dessa quinta-feira (9), todos servidores da Perícia Oficial do Estado de Alagoas decidiram em assembleia paralisar as atividades por 24 horas, contadas a partir das 7h da manhã desta sexta (9). Os servidores protestam contra a falta de diálogo com o Governo do Estado.

De acordo com a categoria, o objetivo é chamar a atenção do governo para a importância de valorização da Perícia Criminal dentro dos avanços da Segurança Pública. Com a paralisação, estarão suspensos os serviços necropsias e exames de corpo de delito, inclusive em presos, mantendo o atendimento apenas à vítimas de estupro.

“Se houve uma redução da criminalidade, a perícia criminal está envolvida em cada ação de segurança”, afirma Paulo Rogério Ferreira, representante do Sindicato dos Peritos Oficiais de Alagoas (SINPOAL).

+ Correios em Alagoas nega paralisação e entregas acontecem normalmente

“Armas apreendidas, vestígios em local de crime, exames laboratoriais, exames em documentos, exames de DNA, exames em cadáveres, identificação humana, lesões corporais e exames em presos: todos os crimes do Estado passam pela perícia criminal”, conclui Rogério.

Nesta sexta feira (9), apenas o Instituto de Criminalística (IC) vai funcionar com uma equipe para cobrir todo o Estado e os laboratórios não atenderão pedidos de urgência. As atividades retornam na manhã deste sábado (10). A categoria agendou uma assembleia para a próxima semana, para discutir um indicativo de greve por tempo indeterminado.