Estado de alerta: Chuvas em Pernambuco podem causar a elevação do Rio Mundaú

A APAC, juntamente com a Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas (GMMC), vem acompanhando as mudanças do sistema meteorológico em Pernambuco.

Alerta da Apac sobre chuvas | © Reprodução

Alerta da Apac sobre chuvas | © Reprodução

A Agência Pernambucana de Água e Climas (Apac) alertou, nesta sexta-feira (27/05), sobre a previsão de chuvas para esta noite e ao longo do final de semana.

O comunicado deixa as autoridades das cidades banhadas pelo Rio Mundaú em alerta, o que inclui União dos Palmares. O aumento do nível da água do rio impacta diretamente o município, que geralmente recebe toda a enxurrada de água vinda do estado vizinho.

De acordo com as informações, o Sistema Meteorológico atuante é um Distúrbio Ondulatório de Leste – DOL que vem se deslocando do oceano em direção ao Leste do Nordeste. Segundo a entidade, o fenômeno pode ocasionar trovoadas e o aumento da intensidade dos ventos.

A APAC, juntamente com a Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas (GMMC), vem acompanhando as mudanças do sistema meteorológico em Pernambuco, com atualizações periódicas em suas redes sociais e site oficial.

– É importante que a população acompanhe as atualizações diárias da previsão do tempo no site e Instagram da Apac e siga as orientações da Defesa Civil – destacou.

Para esta sexta-feira, a previsão indica chuvas moderadas na Mata Norte, fraca a moderada na Região Metropolitana, Mata Sul e Agreste. Já no Sertão, chuva fraca e isolada.

A previsão do tempo para sábado (28) e domingo (29) indica a chegada de um sistema meteorológico (Distúrbio Ondulatório de Leste – DOL) com potencial para provocar chuvas significativas. Os modelos globais e regionais de meteorologia mostram uma tendência para intensidade moderada a forte ao longo do dia, principalmente na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste.

*Com informações da Assessoria