publicidade
publicidade
Alagoas

Estado de alerta: Chuvas em Pernambuco podem causar a elevação do Rio Mundaú

A APAC, juntamente com a Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas (GMMC), vem acompanhando as mudanças do sistema meteorológico em Pernambuco.

Publicado:


Alerta da Apac sobre chuvas | © Reprodução
Alerta da Apac sobre chuvas | © Reprodução

A Agência Pernambucana de Água e Climas (Apac) alertou, nesta sexta-feira (27/05), sobre a previsão de chuvas para esta noite e ao longo do final de semana.

O comunicado deixa as autoridades das cidades banhadas pelo Rio Mundaú em alerta, o que inclui União dos Palmares. O aumento do nível da água do rio impacta diretamente o município, que geralmente recebe toda a enxurrada de água vinda do estado vizinho.

De acordo com as informações, o Sistema Meteorológico atuante é um Distúrbio Ondulatório de Leste – DOL que vem se deslocando do oceano em direção ao Leste do Nordeste. Segundo a entidade, o fenômeno pode ocasionar trovoadas e o aumento da intensidade dos ventos.

A APAC, juntamente com a Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas (GMMC), vem acompanhando as mudanças do sistema meteorológico em Pernambuco, com atualizações periódicas em suas redes sociais e site oficial.

– É importante que a população acompanhe as atualizações diárias da previsão do tempo no site e Instagram da Apac e siga as orientações da Defesa Civil – destacou.

Para esta sexta-feira, a previsão indica chuvas moderadas na Mata Norte, fraca a moderada na Região Metropolitana, Mata Sul e Agreste. Já no Sertão, chuva fraca e isolada.

A previsão do tempo para sábado (28) e domingo (29) indica a chegada de um sistema meteorológico (Distúrbio Ondulatório de Leste – DOL) com potencial para provocar chuvas significativas. Os modelos globais e regionais de meteorologia mostram uma tendência para intensidade moderada a forte ao longo do dia, principalmente na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste.

*Com informações da Assessoria

veja também

Transbordamento do riacho Canabrava, em União dos Palmares | © Rayane Rodrigues
Alagoas
É FAKE informação sobre a interrupção do fornecimento de energia em União

A Equatorial emitiu uma nota alertando sobre as mensagens falsas que circulam nas redes sociais a respeito do fornecimento de energia elétrica.


Chuvas em União dos Palmares | © Johny Lucena
Alagoas
União e mais 74 cidades alagoanas estão sob alerta de chuva emitido pelo Inmet

Na manhã desta sexta-feira (1/07), União dos Palmares registrou um aumento elevado no nível de água do Rio Mundaú.


Paulo Dantas | © Alyson Santos
Alagoas
Justiça determina que Paulo Dantas remova vídeos do Instagram

Na decisão, a magistrada determina a remoção de dois vídeos onde ele participa da assinatura de ordens de serviço no interior do Estado de Alagoas.


Semana do Bombeiro Militar | © Ascom CBMAL
Alagoas
CBMAL comemora Dia Nacional com a Semana do Bombeiro Militar

Eventos sociais serão realizados de 02 a 10 de julho.


Governador de Alagoas, Paulo Dantas | © Alyson Santos
Alagoas
Paulo Dantas anunciará novos investimentos para União nesta sexta-feira (1)

Um convênio entre o governo do Estado de Alagoas, SEINFRA e União dos Palmares vai liberar recursos para melhorias de diversos bairros do município.