É #Fake que Renan Filho estaria sendo investigado pela Polícia Federal

Um vídeo que circula nas redes sociais afirma que o governador estaria sendo investigado por irregularidades na aquisição de uma central de oxigênio e de respiradores mecânicos.

Imagem do vídeo com informações falsas – © Reprodução

Imagem do vídeo com informações falsas – © Reprodução

As informações que circulam nas redes sociais, afirmando que o Governo de Alagoas estaria sendo investigado pela Polícia Federal, por desvio de verbas destinadas ao combate da pandemia causada pelo novo coronavírus, são falsas.

O vídeo intitulado “A casa caiu! Filho de Renan Calheiros desesperado! PF determina mandados de prisão” teve as informações checadas e foi considerado fake news por apresentar equívocos de informações.

De acordo com os conteúdos narrados por um homem que se diz comentarista político, o Estado estaria sendo investigado por possíveis irregularidades na compra de uma central de oxigênio e de respiradores mecânicos que seriam destinados para o hospital de campanha na cidade de Girau do Ponciano, no interior alagoano.

O texto legível no vídeo mostra que o objetivo das informações seria a construção de uma narrativa onde o alvo das investigações da PF seria o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB). No entanto, a narrativa com informações equivocadas se torna duvidosa quando o narrador pronuncia o nome do município “Girau do Ponciano” de forma errada:

– A PF investiga desvios de verbas para o combate à pandemia no hospital de campanha de ‘geral de pontociano’, em Alagoas de Renan Filho – destaca a pessoa que narra as informações no vídeo.

Equivoco de informação

Na última quinta-feira (17/06), foi deflagrada em Alagoas a “Operação Sufocamento“, que contou com a Polícia Federal, a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal. A ação investiga um grupo criminoso que atuou em processos que dispensavam licitação para o fornecimento da central de oxigênio e de respiradores contratados por uma empresa localizada no Rio de Janeiro.

A respeito da operação, a Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) informou que: a implantação, gerenciamento e financiamento do Hospital de Campanha em Girau do Ponciano, destinados para o atendimento de pessoas infectadas pela Covid-19, é de responsabilidade da gestão municipal.