Alagoas

Deixe Ela Quieta: Governo de Alagoas promove campanha contra assédio no Carnaval

Ações de conscientização serão realizadas nas prévias carnavalescas da capital e nas festividades do interior

Publicado:


Ações do Deixe Ela Quieta iniciaram no fim de semana e continuarão nesta sexta | © Ascom Semudh
Ações do Deixe Ela Quieta iniciaram no fim de semana e continuarão nesta sexta | © Ascom Semudh

Com o objetivo de combater o assédio e a importunação sexual contra as mulheres neste Carnaval, o Governo de Alagoas promove a campanha “Deixe Ela Quieta!”. Pelo segundo ano consecutivo, atividades de conscientização serão realizadas durante as prévias carnavalescas da capital e festividades do interior.

A campanha é encabeçada pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), e realizada em conjunto com as Secretarias de Estado da Comunicação (Secom), Segurança Pública (SSP) e da Saúde (Sesau), e com o apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim).

A partir de uma frase direta e uma linguagem utilizada dia a dia, as ações visam alertar que não se pode tocar em uma mulher sem permissão, proferir termos que atentem à honra, insistir após o “não” ou gerar qualquer tipo de situação que provoque constrangimentos à vítima.

“Pensamos nessa campanha para propagar a sororidade entre as mulheres e mostrar aos homens que o assédio e a importunação sexual são crimes e não serão tolerados. Com a disseminação de informação, empoderamos nossas mulheres e fazendo com que ela conheça os seus direitos, denuncie e combata essa violência”, explicou a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva.

Durante o período festivo, haverá distribuição de panfletos com informações sobre os crimes de assédio e importunação sexual, cartazes, praguinhas, entre outros materiais, com mensagens de empoderamento feminino e respeito às mulheres.

Nos panfletos, folderes e cartazes que serão espalhados para as foliãs e foliões também constarão informativos sobre a Rede de Enfrentamento e um QR Code que dá acesso a links para denúncias, contatos de atendimento do Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Ceam), da Rede de Atenção às Violências (RAV) e da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Alagoas.

O empenho no combate ao assédio e à importunação sexual também conta com a participação importante de toda a Rede de Enfrentamento, por meio das secretarias e conselhos municipais da mulher, além de coletivos femininos e órgãos municipais que atuam na pauta.

DEIXE ELA QUIETA EM MAIS UM CARNAVAL

No ano passado, o Deixe Ela Quieta realizou ações na capital alagoana durante as prévias carnavalescas e um dia antes do início do Carnaval, no Terminal Rodoviário João Paulo II. Com o decorrer das festas, as atividades se intensificaram em cidades de todas as regiões do Estado. Junto aos municípios e organizações femininas da sociedade civil, a campanha esteve presente em blocos, feiras públicas, escolas e outros ambientes.

Em 2024, a expectativa é de repetir o sucesso obtido anteriormente e aumentar o alcance da campanha. “Neste ano fortalecemos a ação em conjunto com as forças de segurança e dispomos de uma maior capilaridade da Rede de Enfrentamento, além de um maior investimento na campanha. Com isso, esperamos garantir um Carnaval com segurança e respeito”, disse a secretária executiva da Semudh, Dilma Pinheiro.

ATENDIMENTO À MULHER

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) estará em regime de plantão durante o período carnavalesco, entre os dias 10 a 14, com atendimento multidisciplinar. O equipamento funcionará entre às 8h e 17h, oferecendo serviços para toda e qualquer mulher que precise de acolhimento, orientação jurídica e social e atendimento psicológicos.

A equipe do Ceam estará à disposição para prestar orientações para a confecção de boletins de ocorrência e o atendimento às mulheres que, devido à situação de violência, estejam desabrigadas, desamparadas e/ou que estejam em risco iminente de morte.

*Com Agência Alagoas

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vinte e duas modalidades estarão disputa entre maio e junho | @ Thiago Ataíde / Ascom Seduc
Alagoas
Educação anuncia calendário dos Jogos Estudantis de Alagoas 2024

Inscrições para as etapas regionais têm início no dia 1º de abril, em todas as Gerências Especiais de Educação (GEEs)


Bonificação reconhece engajamento e trabalho dos servidores da pasta | © Thiago Athaíde / Ascom Seduc
Alagoas
Mais de 20 mil servidores da Educação recebem bonificação do Escola 10 nesta quinta-feira (29)

A remuneração corresponde à 50% do 13º do ano passado; a sanção foi publicada em folha suplementar do DOE desta terça-feira (27)


IBGE vai realizar Censo em 2022 | © IBGE/Acervo
Alagoas
Moradores de Murici e União dos Palmares são os que mais têm acesso à rede de esgoto em AL, aponta IBGE

Murici lidera o ranking estadual com 86,39% de seus moradores tendo acesso a esses serviços


Vacinação é a principal forma de conter tanto a Influenza como a Covid-19 | © Carla Cleto - Ascom Sesau
Alagoas
Sesau esclarece que vacinas contra Influenza e Covid-19 podem ser tomadas na mesma ocasião

Imunizantes são seguros e reduzem complicações, internações e a mortalidade decorrentes desses vírus


Notebook | @ Reprodução
Alagoas
Jovem alagoano que ameaçava suicídio na internet é identificado e encaminhado para tratamento

Os pais foram orientados pela Polícia Civil de Alagoas a procurar uma rede de apoio especializada e tratamento psicológico para o rapaz.