Alagoas registrou 585 acidentes com escorpiões no primeiro mês de 2020

Casos são inferiores ao mesmo período de 2019, com registro de 937 ocorrências. Clima úmido e quente favorece o aparecimento mais frequente desses animais

Publicado em: 19/02/20 às 15:22
Por Gustavo Lopes | BR104


O escorpião amarelo é uma das espécies mais perigosas e se reproduz rapidamente — © AEN
O escorpião amarelo é uma das espécies mais perigosas e se reproduz rapidamente — © AEN

Alagoas — A combinação de altas temperaturas e umidade, como tem ocorrido neste verão, favorece ao aparecimento e a proliferação de escorpiões. São nessas épocas que esses animais saem em busca de abrigo em lugares secos, e a sua casa pode ser o refúgio perfeito.

Dados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), mostram que no primeiro mês de 2020 foram registrados 585 acidentes, sendo a maioria em Maceió. Os casos deste ano são inferiores ao mesmo período de 2019, com registro de 937 ocorrências.

Já entre 2018 e 2019 houve o registro de 19.497 casos, sendo 9.655 em 2019 e 9.832 em 2018. Em Alagoas, o tipo de escorpião predominante é o T. Serrulatus e o T. Stigmurus (amarelo), espécie que causa mais acidentes, sendo o segundo mais perigoso do mundo.

Mesmo com a redução dos casos, a população não deve se descuidar, porque devido ao calor intenso no estado, os escorpiões costumam sair dos esconderijos à procura do seu principal alimento, que é a barata. Os meses de dezembro a março é o período do acasalamento.

A assessora de Controle de Zoonoses da Sesau, Ana Paula Freitas, destacou que a picada dos demais tipos oferece menos riscos, mas pode ser fatal se a vítima for criança e idoso. “Essas duas faixas etárias são mais suscetíveis a desenvolverem complicações, em função da imunidade e doenças pré-existentes”, afirmou a técnica.

Prevenção

Para evitar a entrada dos escorpiões em casas e apartamentos dos centros urbanos, a recomendação é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e instalar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes e verificar roupas e calçados antes de usá-los.

Também é possível combater esses animais peçonhentos eliminando entulhos diversos, como material de construção, lama, lixo, entre outros, nas residências, terrenos baldios e áreas externas do imóvel. Além de manter distante de sua casa as baratas, que é o principal alimento do animal.

O que fazer em caso de acidente?

Em ocorrências envolvendo escorpiões não se deve tomar medidas baseadas em costume popular, a primeira iniciava é ir até uma unidade de saúde mais próxima. Deve-se, se possível, capturar o animal e levá-lo até o posto de saúde para que seja feita a identificação e, com base nessa informação, o profissional defina qual o tratamento correto.

De acordo com Ana Paula Freitas, recomenda-se que em casa possa ser aplicada uma compressa morna no local, que minimizará a dor e evitar esforço. Não é indicado amarrar a área afetada, nem o uso de substância ou curativo que fechem o ferimento.

“Se for vítima de um escorpião, não tome medidas como cortar, perfurar ou queimar o local. É proibido colocar álcool e substâncias com plantas, uma vez que elas não combatem o veneno e contribuem para agravar o quadro clínico do paciente”, concluiu a assessora da Sesau.


Pacientes com suspeita de Covid-19 em União dos Palmares testam negativo para H1N1

A informação foi repassada durante a live da Secretaria de Saúde

Há 13 minutos atrás | Redação

Prefeituras deverão distribuir merenda aos alunos durante suspensão das aulas

O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) foi o relator da matéria no Senado

Há 3 horas atrás | Redação

Palmarino Sandro Becker é internado em estado grave após infarto

Sandro Becker se tornou um artista famoso e um empresário bem sucedido

Há 4 horas atrás | Redação

Covid-19: União dos Palmares tem 83 pessoas em quarentena

Foi a secretária de saúde, Geany Vergetti, quem divulgou os dados durante a tradicional live realizada prefeitura em suas redes sociais

Há 4 horas atrás | Redação

União dos Palmares: Mototaxistas retomam as atividades nesta terça

Segundo já divulgado pela AMUP (Associação dos moto-taxistas de União dos Palmares), os profissionais precisam obedecer algumas regras

Há 5 horas atrás | Redação

Covid-19: Mudança no sistema causa “confusão” no número de casos suspeitos em Alagoas

Desde a mudança, os municípios como União dos Palmares, por exemplo, ficaram impedidos de notificar ao núcleo responsável pela atualização do Boletim do CIEVS, sobre novos casos. 

Há 1 dia atrás | Redação

Semarh emite alerta de possível inundação em Santana do Ipanema

O nível do Rio Ipanema está apenas 81 cm abaixo da cota de inundação, que é de 445 cm

Há 1 dia atrás | Johny Lucena | BR104

Ministro da Alemanha comete suicídio preocupado com o coronavírus

Schaefer, de 54 anos, era casado e pai de dois filhos. Ele foi encontrado morto no sábado perto de uma via férrea.

Há 1 dia atrás | Redação

Coronavale: Pagamento de auxílio de R$600 deve ser votado hoje

Após aprovação no Senado Federal o projeto deve ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro

Há 1 dia atrás | Redação

Árvore cai e destrói parte do muro da Av. Monsenhor Clóvis em União

A árvore não resistiu as ações da chuva e dos fortes ventos que atingiram o município durante o fim de semana

Há 1 dia atrás | Redação