Política

Prefeito e vice de Lagoa dos Gatos podem ter seus mandatos cassados

Ação ajuizada pela Coligação "A Esperança Se Renova" e pelo PSC municipal aponta oito fatos ilegais cometidos pelos então candidatos.

Publicado:


Prefeito Stênio (PP) e seu vice Lêu | © Reprodução
Prefeito Stênio (PP) e seu vice Lêu | © Reprodução

O prefeito Stênio (PP) e o vice Lêu, de Lagoa dos Gatos, no Agreste de Pernambuco, podem ter seus mandatos cassados nos próximos dias, após ação ajuizada pela Coligação “A Esperança Se Renova” e pelo PSC municipal que aponta oito fatos ilegais cometidos pelos então candidatos.

A Justiça Eleitoral investiga fatos que vão desde a compra de votos, denunciadas na campanha por eleitores na própria delegacia de polícia local, até a doação de brindes, camisetas, além do uso de máquina, como, por exemplo, o trator da prefeitura, que foi fotografado carregando mastros de bambu para bandeiras dos candidatos apoiados pelo então prefeito Misso de Amparo que foi impugnado e proibido de disputar a reeleição.

Além disso, nesta mesma ação, a Justiça Eleitoral investiga o abuso de poder político e econômico por parte da chapa encabeçada pelo atual prefeito Stênio Fernandes. Dentre os fatos, estão também a realização de passeata durante o período de proibição pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, inclusive esse fato foi matéria veiculada na imprensa televisiva nacional, e ainda a inauguração de uma frota de veículos durante o período eleitoral, em total descumprimento à legislação eleitoral brasileira.

Análise da Oposição

A reportagem do BR104 em Pernambuco conversou com o vereador Alex Alan (PP), que rompeu antes mesmo do início da legislatura 2021-2024. Questionado sobre como enxergava essa ação na justiça eleitoral contra a chapa do prefeito Stenio, o parlamentar disse que já tinha conhecimento dessa ação desde o final do período eleitoral. “A Justiça Eleitoral foi provocada devido a tudo que está relatado na ação. Vamos aguardar o trâmite necessário”, disse à reportagem.

Indagado sobre se acreditava que os fatos denunciados são verdadeiros – já que faz parte do PP, embora tenha rompido politicamente com Stênio -, Alex Alan afirmou que: “Não posso te confirmar, pois não fiz campanha juntamente com o até então candidato a prefeito, mesmo estando aliado a ele. Busquei pautar minha campanha como fiz na anterior, visitando os amigos, possíveis eleitores, acompanhado de minha esposa e amigos.”

A oposição de Lagoa dos Gatos aguarda o desenrolar da ação para que, em caso de eleição suplementar, definir o caminho político a ser seguido. O BR104 estará acompanhando o andamento do processo.

*Por Eugênio de Lima/PE

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.


Francelino Amaro em frente ao SAAE - @BR104
Política
“Venda” do SAAE domina o debate político em União dos Palmares; “Cadê o dinheiro?”

A "venda" do SAAE rendeu mais de R$ 50 milhões para o município de União dos Palmares


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.