Política

Empresa que cometer discriminação salarial contra mulheres será multada

O projeto que estabelece esta medida foi aprovado no Plenário do Senado, na noite desta terça-feira (30), e segue agora para sanção presidencial.

Publicado: | Atualizado em 31/03/2021 15:08


Empresas irão pagar multa caso paguem salários diferentes para homens e mulheres que exerçam a mesma função — © Reprodução/LAIPP
Empresas irão pagar multa caso paguem salários diferentes para homens e mulheres que exerçam a mesma função — © Reprodução/LAIPP

O Plenário do Senado aprovou, na noite desta terça-feira (30/03), um projeto de lei que pune com multa empresas que remunerarem mulheres com salário inferior a homens que exerçam a mesma função. O projeto segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A proposta altera a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). De acordo com o texto aprovado, a multa é de cinco vezes a diferença salarial constatada, a ser paga à funcionária lesada. Essa indenização deverá ser multiplicada pelo período de contratação, até um limite de cinco anos.

Líder da bancada feminina, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) celebrou a aprovação, chamando a atenção para o fato de que, no Brasil, uma mulher no mercado de trabalho chega a receber 3/4s da remuneração de um homem na mesma posição e qualificação, o que corresponde a 25%.

— O nome disso é discriminação — criticou Simone. — Vergonhosa, imoral e inconstitucional. Hoje, o que o Senado faz é honrar as mulheres brasileiras, não só porque somos maioria, mas porque somos iguais — apontou a senadora sul-mato-grossense. O projeto estava no Congresso há dez anos e chegou a ser arquivado no Senado.

Para a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), a lei será um “alento” e cobrou medidas mais eficazes para detectar a desigualdade salarial, que é “complexa”. — É a demonstração de que essas pautas estarão presentes em todos os dias do ano. Temos uma liderança feminina muito bem conduzida. Essa é uma vitória das mulheres — disse.

Ela também observou que a votação representa um sinal importante: historicamente, o Congresso concentra pautas de interesse das mulheres na semana do dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, mas o texto foi aprovado no fim do mês.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.


Francelino Amaro em frente ao SAAE - @BR104
Política
“Venda” do SAAE domina o debate político em União dos Palmares; “Cadê o dinheiro?”

A "venda" do SAAE rendeu mais de R$ 50 milhões para o município de União dos Palmares


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.