Política

José Maranhão é o segundo senador a morrer de Covid-19

Político estava internado desde o dia do 2º turno das eleições municipais. Ele é o segundo senador a morrer de covid-19.

Publicado: | Atualizado em 10/02/2021 10:39


José Maranhão é o segundo senador a morrer de Covid-19 — © Reprodução
José Maranhão é o segundo senador a morrer de Covid-19 — © Reprodução

O senador José Maranhão (MDB-PB) morreu nesta segunda-feira (08/02), vítima da Covid-19. Ele tinha 87 anos e estava internado desde o início de dezembro no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O corpo será levado para sua terra natal, Araruma, na Paraíba, onde será enterrado.

Tendo sido o senador mais idoso da legislatura atual, Maranhão é a segunda vítima da doença entre os membros do Senado desde o início da pandemia. Em outubro do ano passado, morreu o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), aos 83 anos, em decorrência das complicações do novo coronavírus, após cerca de um mês internado.

Maranhão passou mal no dia 29 de novembro após votar no segundo turno das eleições municipais, e foi internado no Hospital Urquiza Wanderley, em João Pessoa (PB). Seu quadro de insuficiência respiratória evoluiu para uma pneumonia. Na madrugada do dia 3 de dezembro ele foi transferido para o Hospital Vila Nova Star.

Com a morte de Maranhão, a senadora Nilda Gondim (MDB-PB), mãe do senador Veneziano Vital (MDB-PB) e do atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo Filho (PB), assume a vaga de forma definitiva. Ela já estava no cargo como suplente desde o mês passado.

Nascido em 1933, José Maranhão era empresário, advogado e ainda foi deputado estadual por quatro mandatos (1955-1969). O senador também foi deputado federal três vezes (1983-1995), chegando a compor a Assembleia Nacional Constituinte.

Casado com a desembargadora Maria de Fátima Bezerra, Maranhão deixa três filhos (Maria Alice, Leônidas e Letícia) e dois netos (José Neto e Maria de Fátima).

O senador José Maranhão (MDB-PB) durante pronunciamento no Plenário do Senado — © Agência Senado

O senador José Maranhão (MDB-PB) durante pronunciamento no Plenário do Senado — © Agência Senado


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.


Francelino Amaro em frente ao SAAE - @BR104
Política
“Venda” do SAAE domina o debate político em União dos Palmares; “Cadê o dinheiro?”

A "venda" do SAAE rendeu mais de R$ 50 milhões para o município de União dos Palmares


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.