Educação

Alunos Conectados: Programa da UFAL oferece internet gratuita para alunos de baixa renda

As inscrições passaram a ser liberadas a partir desta quarta-feira (09/09)

Publicado: | Atualizado em 09/09/2020 15:26


Programa Alunos Conectados promete internet gratuita para alunos de baixa renda da UFAL — © Reprodução
Programa Alunos Conectados promete internet gratuita para alunos de baixa renda da UFAL — © Reprodução

O programa ‘Alunos Conectados’ criado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que promete internet gratuita para alunos de baixa renda, abriu as inscrições nesta quarta-feira (09/09) para os estudantes que se enquadram no processo seletivo.

De acordo a nota divulgada pela instituição, o pacote de internet servirá para que, os alunos, tenham acesso às aulas online oferecidas pela UFAL.

Mesmo com as inscrições do programa já andamento, a instituição federal ainda não tem uma data especifica para a retomada das aulas online, no entanto, seu retorno de forma remota já foi definido pelo Conselho Universitário, que tem como expectativa o mês de outubro para a retomada das aulas.

Veja a nota divulgada pela UFAL

A partir desta quarta-feira (9), estudantes da Ufal devidamente matriculados na graduação ou na Escola Técnica de Artes (ETA), cuja renda familiar per capita seja de até um salário mínimo e meio mensal, poderão se inscrever no projeto Alunos Conectados Ufal, que deve selecionar estudantes para o recebimento de pacotes de dados de internet de cinco até 40 Gigabytes mensais, por meio da distribuição de 11.313 chips de telefonia móvel de empresas selecionadas por meio de convênio com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Educação (MEC).

O objetivo é fazer com que o ensino seja realizado de forma igualitária e sem exclusões durante o Período Letivo Excepcional (PLE) – como vem sendo chamado. Para a inscrição, o estudante que atenda ao pré-requisito deve preencher a Declaração de Composição Familiar e Renda e enviar até as 17h do dia 15 de setembro, exclusivamente por meio do preenchimento do formulário que se encontra disponível no endereço eletrônico.

Segundo o pró-reitor Estudantil, Alexandre Lima, a importância do edital Alunos Conectados Ufal é garantir o acesso à internet aos estudantes em perfil de vulnerabilidade socioeconômica. “Trata-se de uma parceria com a RNP e o MEC, que irá prover chips com pacote de dados, para permitir a inserção dos estudantes em vulnerabilidade no Período Letivo Excepcional que o Conselho Universitário acabou de aprovar”, explicou.

“A Ufal discutirá, agora, o calendário acadêmico para definir quando as atividades remotas serão iniciadas. A expectativa da Universidade, em especial dos estudantes, é retomar com as atividades de ensino em outubro”, completou o pró-reitor.

A lista de estudantes selecionados será divulgada no dia 17 de setembro de 2020, no site da Ufal.

Universidade Federal de Alagoas — © Reprodução

Universidade Federal de Alagoas — © Reprodução


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Estudantes em sala de aula | @ Agência Brasília
Educação
Pé-de-Meia: Estudantes nascidos em setembro e outubro recebem segunda parcela hoje

Desta vez, os valores estão sendo creditados nas contas dos estudantes que atingiram a frequência média de 80% nos três meses letivos.


Estudantes fazendo a prova do Encceja - @Katito Carvalho
Educação
Encceja 2024: O que é, como se inscrever e quando será a prova

Encceja 2024 abre inscrições: saiba tudo sobre o exame, como se inscrever, quem pode participar e as datas importantes do processo de certificação.


Estudantes em sala de aula | @ Agência Brasília
Educação
Pé-de-Meia: Estudantes nascidos em março e abril recebem segunda parcela hoje

Desta vez, os valores serão creditados nas contas dos estudantes que atingiram a frequência média de 80% nos três meses letivos.


Alunos da Escola Municipal Luiza Suruagy assistiram atentamente as orientações sobre primeiros socorros | @ Arnaldo Santtos / Ascom Samu
Educação
Projeto Samu nas Escolas contempla mais uma unidade escolar em Maceió

Situada no bairro Ouro Preto, a Escola Municipal Luiza Suruagy conta com alunos de que vão do 1º ao 5º ano


Enem | © Reprodução
Educação
Enem 2024: estudantes podem solicitar isenção de taxa até sexta-feira (26)

Para fazer o pedido, os candidatos devem acessar a Página do Participante, com o Login Único do Gov.br.