Política

O que Bolsonaro pode perder caso se desligue do PSL

Caso o presidente se desligue do partido sua primeiras perca será o número 17

Publicado: | Atualizado em 10/10/2019 08:48


O que Bolsonaro perde casa se desligue do PSL — © Walterson Rosa
O que Bolsonaro perde casa se desligue do PSL — © Walterson Rosa

Política — Uma matéria publicada pela Revista Veja nessa quarta-feira (9), traz em seu conteúdo a afirmação de que o presidente Jair Bolsonaro (PSL), pretende deixar o partido que se elegeu presidente da República nas últimas eleições. Segundo a publicação, aliados mais próximos estão cientes da decisão do presidente.

Vale lembrar que na última terça-feira (8), Bolsonaro confirmou a insatisfação com os últimos acontecimentos na legenda, ao dizer para um apoiador ao sair do Palácio da Alvorada: “Esquece o PSL”. Em seguida disse que o presidente do partido, Luciano Bivar estaria “queimado pra caramba”.

Ainda não se têm a confirmação da legenda a qual Bolsonaro estaria de olho, no entanto, se sua opção for de se afastar do partido, automaticamente perderia algumas regalias.

+ Renan Filho sanciona Lei que premia escolas públicas do estado

O que Bolsonaro pode perder com isso

Começa pela perca do número 17. Ao migrar para um outro partido, Bolsonaro não poderá fazer o uso do número em sua reeleição em 2022, caso venha a se candidatar, já que o número pertence ao partido e não ao político. Desta forma, a perca do 17 poderá resultar nas urnas no futuro, uma vez que o número já está associado ao presidente.

Bancada

O desligamento de Bolsonaro do PSL, possivelmente fará com que deputados tenham a mesma atitude. Hoje, o partido conta com 53 deputados, ocupando a terceira bancada na Câmara. Caso isso aconteça, o partido perde a posição para o PL respectivamente com o (4ª lugar), em seguida tem o PSD que também pode ocupar a vaga, uma vez que ocupa a (5ª posição).

Nessa quarta-feira (8) por meio de uma entrevista ao site Congresso em Foco, o deputado Alê Silva (MG), disse que está é a primeira vez que o partido sofre com a baixa na Câmara.

Redução do fundo partidário

O Partido Social Liberal (PSL) é dono da maior quantia do Fundo Partidário, já que foi a legenda que elegeu o maior número de parlamentares nas eleições passadas. Em relação aos deputados que abandonarem o partido junto a Bolsonaro, provavelmente receberão valores menores na legenda a qual se afiliarem.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.


Francelino Amaro em frente ao SAAE - @BR104
Política
“Venda” do SAAE domina o debate político em União dos Palmares; “Cadê o dinheiro?”

A "venda" do SAAE rendeu mais de R$ 50 milhões para o município de União dos Palmares


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.