União dos Palmares

MPE instaura procedimento para garantia de acessibilidade em União dos Palmares

Prefeitura Municipal deve adotar providências que culminem na desobstrução, assegurando acessibilidade a todos transeuntes

Publicado: | Atualizado em 17/07/2019 12:45


A representante ministerial também entende a necessidade de ser iniciada uma campanha educativa junto à população — © Waldson Costa/G1
A representante ministerial também entende a necessidade de ser iniciada uma campanha educativa junto à população — © Waldson Costa/G1

Justiça — O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 2ª Promotoria de Justiça União dos Palmares, instaurou procedimento preparatório de inquérito civil para que a Prefeitura Municipal adote as providências que culminem na desobstrução, assegurando acessibilidade a todos transeuntes.

Segundo denúncias enviadas à Promotoria, a população está tendo dificuldades de se transitar pelas calçadas, obstruídas, na maioria das vezes, por comerciantes que as utilizam como extensão do estabelecimento para expor produtos. Em audiência pública sobre os direitos da pessoa idosa, foi feita uma representação pelo presidente da Associação dos Deficientes Físicos de União dos Palmares pedindo a intervenção do Ministério Público para garantir os seus direitos.

“Temos imagens, comprovamos in loco, não precisa muito tempo para fazermos os registros, há ruas inteiras praticamente com as calçadas obstruídas, quase sempre com menos de 50% de sua largura disponibilizada para o pedestre. Quem sofre mais é o idoso e as pessoas com deficiência que ficam mais vulneráveis tendo que dividir a pista com os veículos para chegarem ao destino programado. Então, decidimos acionar a prefeitura, já que é sua responsabilidade cumprir a lei e criar mecanismos que viabilizem, em caráter urgente, a desobstrução”, ressalta a promotora de Justiça, Adilza Freitas.

Conforme os levantamentos as borracharias, casa de materiais de construção, extensão de lava a jato e bares são recordistas na falta de respeito ao cidadão palmarino. Na Portaria nº 0004/2019, a promotora Adilza Freitas determina a requisição de informações ao Município de União dos Palmares acerca das providências adotadas com o objetivo de fiscalizar/assegurar a acessibilidade nos passeios públicos. A representante ministerial também entende a necessidade de ser iniciada uma campanha educativa junto à população.

+ PSB instaura processo contra parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência

“É preciso que as pessoas se conscientizem de uma vez por todas de que os nossos direitos terminam quando os dos outros começam. E temos o dever de respeitá-los, para isso vamos mobilizar comerciantes e criar uma forma de fazer a população de União dos Palmares absorver que estará não somente cumprindo o que diz a constituição, mas principalmente fazendo o bem”, explica a promotora.

Para instruir o referido Procedimento Preparatório de Inquérito Civil, a representante ministerial tomou como base os termos da Resolução nº 23/2007 do Conselho Nacional do Ministério Público para a coleta de informações, depoimentos, certidões, inspeções, perícias e demais diligências indispensáveis para a sua conclusão.

*com Assessoria

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Estudantes protestam após a demissão de sete professores | @ Reprodução
União dos Palmares
Alunos protestam após demissão de professores

Os estudantes da Escola Estadual Rocha Cavalcanti reivindicam respostas da Secretaria de Educação de Alagoas e a readmissão dos educadores.


Delegacia Regional de União dos Palmares - @BR104
Policial
PC prende homem por estupro de vulnerável em União dos Palmares

O mandado de prisão foi cumprido pela equipe da Delegacia Regional de União dos Palmares, a pedido da Vara Criminal local.


Batalhão do 2 BPM - @BR104
Policial
Troca de comando: Coronel Nilton Rocha deixa o 2° BPM

O Tenente Coronel Evandro Guimarães Bezerra, anteriormente no comando do 3º BPM em Arapiraca, assumirá o comando do 2º BPM em União dos Palmares


Buraco formado na estrada que dá acesso à Santa Fé
União dos Palmares
Moradores reclamam de “buraco” no Newton Pereira

Eles se encontram preocupados com o foco da dengue, uma vez que tem chovido bastante nos últimos dias e a água nos buracos tem ficado parada por muito tempo.


Ana Claudia e Ewelli - @Reprodução
Política
Acusadas de fraudar a cota de gênero em União não receberam o próprio voto

O caso segue em julgamento no TSE e até o momento ja recebeu 3 votos favoráveis a condenação.