Política

Atrasado, José Dirceu se apresenta à Polícia Federal em Curitiba

Ele chegou à Superintendência da PF por volta das 21h30; prazo para que ele se entregasse terminou às 16h

Publicado:


O ex ministro José Dirceu chega na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR), nesta sexta-feira (17) - © Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
O ex ministro José Dirceu chega na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR), nesta sexta-feira (17) - © Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Política – Após cinco horas e meia de atraso, o ex-ministro José Dirceu se entregou à Polícia Federal (PF), em Curitiba, na noite dessa sexta-feira (17), onde cumprirá pena de 8 anos e 10 meses pela segunda condenação dele na Operação Lava Jato. Ele chegou à Superintendência da PF por volta das 21h30; prazo para que ele se entregasse terminou às 16h.

A defesa do ex-ministro alegou que não obedeceu o prazo por conta da viagem, porque viajou de carro, de Brasília para Curitiba. Como já havia se prontificado em se apresentar à PF, ele não foi considerado foragido após as 16h. A determinação foi proferida pelo juiz federal Luiz Antonio Bonat.

Mesmo com a prisão sendo executada, a defesa do ex-ministro ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os advogados também podem tentar um último recurso, chamado de embargos dos embargos, no próprio TRF-4.

+ Ministro do STF mandará bloquear contas de redes sociais que atacar a Corte

Condenações

O ex-ministro foi condenado em primeira instância pelo então juiz Sérgio Moro por corrupção e lavagem de dinheiro em 2017 em um processo que investigou recebimento de propina em um contrato com a empresa Apolo Tubulars para o fornecimento de tubos para a Petrobras, entre 2009 e 2012. À época,

O ex-ministro ficou ficou preso em Curitiba entre agosto de 2015 e maio de 2017, em cumprimento da primeira condenação que recebeu na Lava Jato. O STF concedeu a ele um habeas corpus e o direito de aguardar em liberdade com monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Em outra ação penal da Lava Jato, Zé Dirceu está condenado a uma pena mais grave ainda, 30 anos, 9 meses e dez dias de reclusão, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa.

*com Estadão

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Vereador Nenel Luiz - @BR104
Messias
Entenda por que Nenel não será candidato a prefeito de Messias

Gilberto Gonçalves tem dito que não poupará esforços para fazer seu filho prefeito no município que atualmente é comandado por Marcos Silva.


Francelino Amaro em frente ao SAAE - @BR104
Política
“Venda” do SAAE domina o debate político em União dos Palmares; “Cadê o dinheiro?”

A "venda" do SAAE rendeu mais de R$ 50 milhões para o município de União dos Palmares


Renan Filho e Rafael Brito - @Reprodução
Política
MPE pede a inelegibilidade de Renan Filho e a cassação de Rafael Brito pelo Programa Escola 10

O programa, chamado Escola 10, foi uma das principais bandeiras eleitorais de Renan Filho para o Senado, e de Brito para a Câmara dos deputados.


João Caldas - @BR104
Política
Sem quitação eleitoral e com dívida de quase R$ 2 mi, João Caldas não pode registrar candidatura

Pré-candidato à prefeitura de Colônia Leopoldina, João Caldas precisará pagar a dívida eleitoral para que possa obter a certidão, ou ficará impedido de registrar a candidatura.


Júnior Menezes - @BR104
Política
Os “pés no chão” de Júnior Menezes

Em suas redes sociais, ele compartilhou um vídeo em que aparece sendo abraçado pelo povo, seja na Zona Rural, onde já fez inúmeras visitas, seja na cidade, o vídeo mostra sempre uma recepção calorosa.