Tecnologia

Tecnologia eSIM é o novo rumo das grandes empresas de telecomunicação mundial

Portugal já utiliza a nova tecnologia e alguns dispositivos móveis já dispõem dos serviços

Publicado:


Tecnologia poderá tirar o SIM do seu smartphones de circulação (Créditos: Ilustração)
Tecnologia poderá tirar o SIM do seu smartphones de circulação (Créditos: Ilustração)

A nova tecnologia eSIM está sendo adotada pelas principais fabricantes de smartphones do mundo. Essa tecnologia é uma versão virtual do já conhecido SIM/físico existentes nos dispositivos móveis e baseá-se em uma especie de SIM Card implantado nos celulares, evitando que usuários coloquem qualquer tipo de “chip/SIM físicos” nos aparelhos.

Essa nova tecnologia ainda está sendo a nova aposta das empresas de telefonias móveis, uma vez que as operadoras estão adaptando seus dispositivos para a tecnologia 5G, e o eSIM seria um complemento satisfatório.

O eSIM viabiliza uma ampla operacionalidade nos próximos dispositivos possibilitando as grandes fabricantes alocarem possíveis recursos com mais simplicidades aos seus clientes. Esse tipo de recurso também vai contribuir para acabar com certas exclusividades nas distribuições de equipamentos entre operadoras e fabricantes.

+ Nova tecnologia vai interceptar sinais de celulares em presídio de forma automática

Com um SIM card virtual, usuários poderão migrar para outras operadoras de forma mais ágil em relação aos serviços disponibilizados entre as operadoras hoje em dia.

Funcionará da seguinte forma: caso um turista estrangeiro que chegar em qualquer país queira contratar os serviços de planos pre-pagos de uma operadora local, com o eSIM ele poderá fazer isso sem a necessidade de se deslocar para alguma loja na intenção de aderir os respectivos serviços, ou seja, será o fim dos chips SIM físicos.

Aos usuários que normalmente fazem uso de dois números telefônicos a migração para outras operadoras funcionará sem muitas complexabilidade bastando apenas alterar algumas configuração no telefone.

Por tanto a nova tecnologia pode está descartando os SIM Cards/físicos de uma vez por todas, e ainda conta com a  tecnologia 5G para alimentar ainda mais as ideias. Possibilitando aos usuários a liberdade de escolha de uma determinada operadora sem serem forçados pelos serviços.

A ideia da nova tecnologia é tornar os planos mais livres e consecutivamente os dispositivos. Mas sejamos prudentes: não precisamos ter uma bola de cristal para sabermos que as operadoras não irão deixar que nossas liberdades sejam tão fáceis de serem manipuladas neste quesito.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

e-Título | © Reprodução
Tecnologia
Como instalar o e-Título no seu celular: Guia completo passo a passo

Seguindo esses passos, você poderá aproveitar todas as facilidades oferecidas pelo e-Título, tornando sua experiência eleitoral mais prática e moderna.


WhatsApp – © Reprodução/Internet
Tecnologia
Evite que seu seu áudio enviado no WhatsApp seja compartilhado

Esse recurso visa aumentar a privacidade das mensagens


Cartão do Bolsa Familia - @Reprodução
Economia
Bolsa Família será pago com o Drex, a nova moeda digital; entenda como será

Cerca de 5% dos beneficiários do Bolsa Família poderão utilizar essa nova tecnologia


Carteira de Trabalho digital - @Reprodução
Tecnologia
Como emitir uma Carteira de Trabalho Digital

Disponível tanto para dispositivos móveis: Android e iOS,  quanto para computadores, a CTPS Digital pode ser acessada de maneira simples e intuitiva