Política

Apenas dois deputados alagoanos votaram contra a recriação do DPVAT; veja quem

O projeto propõe que a Caixa Econômica Federal administre o SPVAT, retomando a arrecadação do seguro de proprietários de veículos automotores.

Atualizado 2 anos atrás
DPVAT não será cobrado em 2021 — © Ilustração
DPVAT não será cobrado em 2021 — © Ilustração

Nesta terça-feira (9), a Câmara dos Deputados aprovou, com 304 votos a favor e 136 contra, o projeto de lei que estabelece o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). Essa nova legislação visa substituir o antigo DPVAT, descontinuado durante o governo de Jair Bolsonaro. Agora, o texto avança para o Senado, aguardando nova análise.

O projeto propõe que a Caixa Econômica Federal administre o SPVAT, retomando a arrecadação do seguro de proprietários de veículos automotores. O seguro tem como objetivo prover indenizações em casos de morte e invalidez permanente, reembolso de despesas médicas, funerárias, reabilitação e assistência médica, contemplando até mesmo procedimentos não disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na localidade da vítima.

Os deputados alagoanos tiveram participações distintas na votação. Alfredo Gaspar (União Brasil), Delegado Fábio Costa (PP) votaram contra a proposta, enquanto Daniel Barbosa (PP), Isnaldo Bulhões Jr. (MDB), Marx Beltrão (PP), Paulão (PT), Luciano Amaral (PV) e Rafael Brito (MDB) manifestaram apoio ao projeto, votando favoravelmente à sua aprovação.

NomePartidoEstadoVoto
Alfredo GasparUnião BrasilALNão
Arthur LiraPPALArt. 17
Daniel BarbosaPPALSim
Delegado Fábio CostaPPALNão
Isnaldo Bulhões Jr.MDBALSim
Luciano AmaralPVALSim
Marx BeltrãoPPALSim
PaulãoPTALSim
Rafael BritoMDBALSim

A medida agora aguarda deliberação do Senado, onde será novamente avaliada em termos de viabilidade, impacto financeiro e operacional.