Justiça

Eleição para conselheiro tutelar pode utilizar urna eletrônica em Alagoas

O pleito que elegerá os novos 580 conselheiros tutelares de Alagoas será realizado no dia 1 de outubro deste ano, de maneira unificada, em todo o Brasil.

Publicado: | Atualizado em 28/02/2023 14:56


Urna eletrônica — © Reprodução
Urna eletrônica — © Reprodução

As eleições de outubro deste ano, que devem eleger 580 conselheiros tutelares nos 116 colegiados espalhados pelos 102 municípios de Alagoas, pode contar com a tecnologia para acelerar o processo de escolha dos candidatos. Isso por que o Ministério Público planeja convencer os municípios a realizarem as eleições com o uso das urnas eletrônicas.

Durante uma reunião entre o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e o Fórum Estadual Associado dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas, o MPE/AL se comprometeu em discutir a possibilidade com os prefeitos através da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), para viabilizar as urnas.

“De antemão, já podemos assumir o compromisso de reforçar a conversa com a Associação dos Municípios Alagoanos, que foi iniciada na semana passada pelo promotor de Justiça Cláudio Malta, para destacarmos a importância desse processo eleitoral ser realizado de forma 100% eletrônica. Isso permitirá mais agilidade na apuração em razão da eficiência e da segurança dos equipamentos. Portanto, voltaremos a estabelecer, sim, esse diálogo junto aos gestores no sentindo de sensibilizá-los a viabilizar a votação por meio das urnas”, garantiu Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

O MP explicou que a prefeitura que concordar com o uso das urnas eletrônicas no processo eleitoral para eleger os concelheiros tutelares, precisarão arcar com os custos e logísticas dos equipamentos, além de alimentação para os tecnicos.

“Além disso, os municípios terão também que disponibilizar pessoas para trabalhar no pleito e custear a alimentação delas. Acreditamos que essas despesas se justifiquem em razão da causa maior, que é termos uma eleição transparente e célere. Se isso ocorrer, Alagoas será o segundo estado do Nordeste a ter uma eleição totalmente eletrônica. Atualmente, só o estado do Ceará realiza o pleito dessa forma, o que o tornou exemplo para a região”, explicou Jailda Morais, presidente do Fórum Estadual Associado dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas.

Alexander Campos – @BR104

Segundo o presidente do Conselho Tutelar de União dos Palmares, Alexander Campos, “a possibilidade de utilizarmos a urna eletrônica é de suma importância para o nosso estado”.

Ele explicou que, além de ser uma iniciativa inédita na região, a utilização da urna eletrônica terá um impacto ainda mais relevante devido à agilidade da apuração.

“O uso da urna eletrônica facilitará principalmente no resultado [apuração], não teremos aquele processo de contar voto por voto. Então, se isso der tudo certo, teremos o processo da apuração sendo o mais rápido possível. É um momento ímpar, União dos Palmares nunca teve um processo de escolha com a urna eletrônica”, esclareceu Alexander.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

João Lyra – © Reprodução
Justiça
Desembargadores evitam processos da Laginha e caso deve ir ao STF

13 dos 17 desembargadores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) declararam suspeição para julgar os recursos relacionados ao processo de falência


Mulher em camara de bronzemaento - @Reprodução
Justiça
TJ-AL mantém proibição do uso de câmara de bronzeamento artificial

O pedido foi negado pela 14ª Vara Cível da capital alagoana, levando a empresária a recorrer.


Prova de concurso publico - @Reprodução
Justiça
Justiça suspende concurso em Alagoas por prever menos de 5% de vagas para PcD

A decisão determinou a suspensão imediata do processo seletivo, a revisão do edital e a reabertura das inscrições


Simbolo da justiça - @Reprodução
Justiça
Juíza denuncia advogado por prática de advocacia predatória em Alagoas

A atuação do MP será fundamental para determinar se houve realmente a prática de advocacia predatória e quais medidas legais serão necessárias.


Alto-falante | @ Imagem ilustrativa
Justiça
Casal é condenado a pagar indenização de R$ 20 mil a vizinha por perturbação do sossego

De acordo com o processo, os réus promoviam festas que provocavam uma “pertubação anormal” do sossego por conta do som alto.