União dos Palmares se prepara para o Dia da Consciência Negra

A cidade já está recebendo visitantes, não apenas do Brasil, mas do mundo inteiro.

Parque Memorial Quilombo dos Palmares — © Arquivo/Agência Alagoas

Parque Memorial Quilombo dos Palmares — © Arquivo/Agência Alagoas

Às vésperas do Dia da Consciência Negra, União dos Palmares já se encontra dando as boas-vindas para quem vem visitar o município e a Serra da Barriga. Nesse período, dezenas de visitantes sobem a Serra no dia 20 de novembro para visitar o patrimônio histórico Quilombo dos Palmares.

Neste ano, a feirinha com produtos artesanais, que acontece durante a semana da Consciência Negra na Serra da Barriga, recepciona os visitantes logo no início.

Dona Lucinha falou a respeito da inovação que aconteceu neste ano após a pandemia do novo coronavírus que paralisou as atividades dos artesãos.

– Todo ano a gente colocava nossa feirinha na semana da Consciência Negra. Com a pandemia, nós ficamos como todos ficaram (sem comercializar os produtos), então nós recebemos o convite e escolheram esse espaço – afirma a comerciante.

Para ela, o local é ideal, já que se trata de uma localidade onde todos que pretendem subir a Serra passam pela feira e conhecem um pouco da cultura artesanal que é confeccionada por moradores da cidade.

Para dona Lucinha, a expectativa é de que este ano o local seja visitado por um número maior de pessoas. Ela ressalta que até mesmo os palmarinos precisam conhecer a arte cultural produzida na terra.

Mesmo diante dos preparativos que já estão visíveis na cidade, a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas ainda não divulgou a programação prevista para o dia 20 do corrente mês. Emanuel Cabral, conhecido como Nel do Reggae, falou sobre o atraso.

– Nós ainda estamos aguardando essa programação. Anteriormente, sempre tinha uma programação definida com antecedência. Hoje, é 16 e falta 4 dias para o 20 novembro. O pessoal tá chegando até mesmo de fora do Estado e de outros países para virem celebrar conosco aqui 20 novembro, e até agora nada aconteceu. Estamos aguardando ainda uma programação, um ok da secretaria – disse.

Nel explica que, em Maceió, algumas apresentações já estão acontecendo, enquanto em União dos Palmares, local para onde o estado deveria dar uma atenção maior, fica no aguardo.

Já na estação ferroviária, acontece uma programação independente realizada pela CUFA. O representante da organização em União, Mano Gil, falou sobre o evento que acontecerá às 15 horas de 20 de novembro.

– Esse evento da CUFA é a primeira edição de muitas que virão, que é a CUFA na Consciência Negra, onde terá vários artistas do Estado de Alagoas e também do nosso município. É uma parceria da CUFA com a Secretaria Municipal de Cultura de União dos Palmares, e a prefeitura que está dando essa logística para que a gente possa realizar o evento – disse Mano Gil.