20 de Novembro

União dos Palmares se prepara para o Dia da Consciência Negra

A cidade já está recebendo visitantes, não apenas do Brasil, mas do mundo inteiro.

Publicado: | Atualizado em 17/11/2021 14:50


Às vésperas do Dia da Consciência Negra, União dos Palmares já se encontra dando as boas-vindas para quem vem visitar o município e a Serra da Barriga. Nesse período, dezenas de visitantes sobem a Serra no dia 20 de novembro para visitar o patrimônio histórico Quilombo dos Palmares.

Neste ano, a feirinha com produtos artesanais, que acontece durante a semana da Consciência Negra na Serra da Barriga, recepciona os visitantes logo no início.

Dona Lucinha falou a respeito da inovação que aconteceu neste ano após a pandemia do novo coronavírus que paralisou as atividades dos artesãos.

– Todo ano a gente colocava nossa feirinha na semana da Consciência Negra. Com a pandemia, nós ficamos como todos ficaram (sem comercializar os produtos), então nós recebemos o convite e escolheram esse espaço – afirma a comerciante.

Para ela, o local é ideal, já que se trata de uma localidade onde todos que pretendem subir a Serra passam pela feira e conhecem um pouco da cultura artesanal que é confeccionada por moradores da cidade.

Para dona Lucinha, a expectativa é de que este ano o local seja visitado por um número maior de pessoas. Ela ressalta que até mesmo os palmarinos precisam conhecer a arte cultural produzida na terra.

Mesmo diante dos preparativos que já estão visíveis na cidade, a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas ainda não divulgou a programação prevista para o dia 20 do corrente mês. Emanuel Cabral, conhecido como Nel do Reggae, falou sobre o atraso.

– Nós ainda estamos aguardando essa programação. Anteriormente, sempre tinha uma programação definida com antecedência. Hoje, é 16 e falta 4 dias para o 20 novembro. O pessoal tá chegando até mesmo de fora do Estado e de outros países para virem celebrar conosco aqui 20 novembro, e até agora nada aconteceu. Estamos aguardando ainda uma programação, um ok da secretaria – disse.

Nel explica que, em Maceió, algumas apresentações já estão acontecendo, enquanto em União dos Palmares, local para onde o estado deveria dar uma atenção maior, fica no aguardo.

Já na estação ferroviária, acontece uma programação independente realizada pela CUFA. O representante da organização em União, Mano Gil, falou sobre o evento que acontecerá às 15 horas de 20 de novembro.

– Esse evento da CUFA é a primeira edição de muitas que virão, que é a CUFA na Consciência Negra, onde terá vários artistas do Estado de Alagoas e também do nosso município. É uma parceria da CUFA com a Secretaria Municipal de Cultura de União dos Palmares, e a prefeitura que está dando essa logística para que a gente possa realizar o evento – disse Mano Gil.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

O dia 20 de novembro é feriado
20 de Novembro
Lula sanciona lei que torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional

O feriado destaca a importância da conscientização sobre a cultura negra e da contínua luta pela garantia dos direitos da população negra no Brasil.


Edson Gomes
20 de Novembro
No Dia da Consciencia Negra, Edson Gomes diz que “Zumbi está morto” durante show em União dos Palmares

Edson Gomes se negou a cantar a música 'Zumbi dos Palmares', um dos seus maiores sucessos


Governador Paulo Dantas na Serra da Barriga - @Assessoria
20 de Novembro
No 20/11, Paulo Dantas criticou o abandono da Serra da Barriga pelo governo Bolsonaro

Ele lembrou a todos que Zumbi dos Palmares é um símbolo de resistência e que seu legado é um motivo de orgulho nacional.


Bruno Lopes - @BR104
20 de Novembro
No Dia da Consciência Negra, Bruno Lopes fala de igualdade e respeito pela diversidade

A fala de Bruno Lopes reflete a necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária.


Sebastião de Jesus - @BR104
20 de Novembro
Sebastião de Jesus destaca a luta dos jovens negros palmarinos em vídeo emocionante

O vídeo narra a história de um jovem palmarino que busca por oportunidades