Sesau registra 78 novos casos suspeitos de varíola dos macacos

A informação consta no boletim epidemiológico divulgado pelo órgão nesta segunda-feira (03/10).

Varíola dos macacos | © iStock

Varíola dos macacos | © iStock

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está investigando 78 novos casos suspeitos de varíola dos macacos. A informação consta no boletim epidemiológico divulgado pelo órgão nesta segunda-feira (03/10). Ao todo, o estado recebeu 344 notificações de casos suspeitos.

Desse total, mais de 56% dos casos já foram descartados, equivalente a um total de 206. O estado de Alagoas já registrou ainda 13 casos confirmados da doença, cujos pacientes são moradores de Maceió, Viçosa e Murici.

Além disso, verifica-se que o município de Maceió é o que possui o maior quantitativo de casos, sendo registrados 194. Logo após a capital alagoana, o município de Arapiraca registrou 28 casos, seguido de Delmiro Gouveia, com 14.

Queiroga diz que vacina contra varíola dos macacos chega ao Brasil em setembro

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou no domingo (18/9), que as primeiras doses da vacina contra a monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos, devem chegar ao Brasil ainda neste mês.

De acordo com Queiroga, as primeiras 50 mil unidades do imunizante serão enviadas ao país “ainda na segunda quinzena de setembro”. Inicialmente, a vacina será administrada em profissionais da saúde e pessoas que tiveram contato com pacientes infectados pelo vírus.