Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estão sendo acusados de agredir um jovem durante uma ação na Praça da Luz, que fica às margens da rodovia BR-104, em União dos Palmares. O caso ocorrido na noite dessa quarta-feira (13/01) foi registrado em vídeo, e viralizou nas redes sociais.
De acordo com informações obtidas pela reportagem do Portal BR104, através de relatos de testemunhas, um grupo de crianças estava jogando futebol próximo de um dos quiosques instalados no local quando, sem intenção, a bola teria cruzado o estabelecimento comercial.
A proprietária – que não teve a identidade revelada – teria ficado incomodada e pego o objeto, fazendo ameaças de que iria furá-lo com uma faca. O jovem, identificado apenas como Daniel, de 17 anos, teria pedido para que a bola fosse devolvida às crianças. A mulher teria se negado a entregá-la.
A confusão teve início quando a dona do estabelecimento desferiu diversas ofensas contra o rapaz, chamando-o inclusive de “maloqueiro”. Foi nesse momento em que começou a confusão, tanto verbal quanto física, ainda conforme testemunhas. Populares, então, acionaram a Guarda Municipal.
O vídeo compartilhado em grupos do WhatsApp ainda na noite de ontem mostra o momento em que Daniel, caído ao chão, é contido pelos agentes, enquanto populares repudiam a ação e afirmam que ‘ele não fez nada’ e estaria sofrendo tais agressões por ‘ser negro, moreno’.
“Olha ai o que a doidinha [proprietária] fez: ‘pocou’ a bola do menino e ainda foi dar no cara”, relata uma mulher. “Fez não, ele não fez nada não, errado foi a mulher. Eles [guardas] fazem isso porque ele é negro e porque é moreno. Ele não é maloqueiro não. Não existe isso não”, diz outra testemunha que presencia a ação.
O BR104 entrou em contato com a Guarda Civil Municipal, na manhã desta quinta-feira (14/01), que informou que irá se pronunciar em breve, por meio de entrevista ao site.
Jovem sendo colocado na carroceria da guarnição da Segurança Municipal — © Reprodução
A polícia não soube informar ao BR104, se a segunda vítima estava com Adalberto no momento do crime, ou se trata-se de alguém que estava na hora errada e no lugar errado.
O jogador, hoje no CRB, está movendo uma ação contra o Corinthians, clube que encerrou o contrato com o jogador no ano passado.
As equipes do Serviço de Inteligência (P2) do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) já vinham monitorando o local após denúncias.
A proposta é de autoria do deputado Sidney Leite, e dá continuidade à Lei 13982/20, que estabelece regras para o recebimento do benefício.
A medida foi tomada por causa do agravamento da pandemia da Covid-19, e vai vigorar até o dia 10 de março.
O diretor da SMTT de União dos Palmares explica por que essas mudanças estão acontecendo.
Em nota, a assessoria afirma que o consumo excessivo de remédios ocorreu após a "a injusta decisão" do pedido de seu afastamento do mandato de deputada federal.
Antes, caso os estados comprassem o imunizante diretamente dos laboratórios, teriam que destinar 98% da compra para o PNV, ficando apenas com 2% da aquisição.
O governador disse também que vem lutando muito para evitar um novo fechamento dos setores produtivos do estado.
O material de estudo ideal para quem deseja ser recenseador do IBGE